A Galeria Dezoito abre, dia 4 de outubro, a exposição “Connecting the dots”, individual da artista Paula Marcondes de Souza, um conjunto de seus trabalhos mais recentes, abordando sua pesquisa atual que explora formas de viver melhor dentro de nós mesmos.
A mostra apresenta esculturas, instalações e pinturas onde Paula dialoga entre estados de ser e estratégias por ela utilizadas para se sentir melhor em sua própria “pele”. Seu processo criativo desenvolve-se a partir dos registros desses sentimentos difíceis e de espaços ou objetos desvalorizados pela sociedade.
“Transformo esses registros em pinturas, esculturas e instalações, utilizando imagens, técnicas e cores para criar uma analogia entre as obras que compõem esta mostra e os sentimentos, além de utilizar materiais evitados, descartados ou ignorados pelas comunidades em que vivi”, comenta a artista.
O trabalho de Paula é influenciado pela sua experiência multicultural de mais de 30 anos em Singapura, Hong Kong, Coreia, Japão, Reino Unido e, mais recentemente, em Montana, EUA. A exposição é um convite ao observador para parar, refletir e estar no momento presente por mais fácil ou difícil que seja.
Paula Marcondes de Souza (1969) natural de São Paulo, Brasil, viveu na Ásia durante quase 30 anos entre Cingapura, Hong Kong, Coreia e Japão. Seu filho Lucca, nascido em Cingapura, e sua filha Mia, nascida na Coreia, são brasileiros e britânicos. Atualmente Paula divide seu tempo entre São Paulo, Montana (EUA) e Jersey.
Em Cingapura Paula aprendeu técnicas de pintura a óleo no LASALLE College of the Arts, técnicas de pintura acrílica e apreciação por arte abstrata com a artista Patricia Cabaleiro e fotografia digital com Tom White no Objectifs Center for Photography and Film. Paula estudou direito na Universidade de São Paulo, trabalhou como consultora jurídica no Brasil e em Cingapura, e fundou sua consultoria em Cingapura em 1997. Ela trabalhou com empresas Fortune 500 e organizações governamentais em toda a região Ásia-Pacífico por mais de 25 anos.
Ter vivido, trabalhado e se comunicado através de tantas culturas e perspectivas diferentes é uma forte influência no seu trabalho.
A Galeria Dezoito nasceu com propósito de compartilhar arte através de um vívido espaço de convivência, que encanta as pessoas e as levam a fazer parte dessa jornada.
O charmoso espaço em total sintonia com bairro, fica na Vila Madalena em São Paulo, e suas paredes cinzas e amplas janelas quebram a imagem tradicional do cubo branco da maioria das galerias.
A curadoria com foco em diferentes vertentes de arte provoca no espectador a possibilidade de ter contato com uma visão ampla do meio e revela sentimentos plurais. Com artistas renomados e em ascensão estimulam no público a ideia de que a
arte é uma forma de expressão com troca de experiências.
Exposição “Connecting the dots”, individual de Paula Marcondes de Souza
Local: Galeria Dezoito. Rua Simpatia 23, Vila Madalena – São Paulo/SP
Vernissage: 04/10/2023, 19h00 – 22h00
Período: 04/10 a 13/10 de 2023
Visitação: Terça a Sábado | 11h às 20h.
ENTRADA GRATUITA
Leia também Alex Cerveny: Mirabilia – a nova exposição da Pina
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…
Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…