Exposições e Eventos

Geová Rodrigues ministra seu primeiro curso de upcycling no Brasil

Estilista irá liderar dois cursos na faculdade Belas Artes em São Paulo nos meses de fevereiro e março

Por Equipe Editorial - fevereiro 2, 2023
339 0
Pinterest LinkedIn

Geová Rodrigues, o artista e estilista brasileiro radicado em Nova Iorque, irá ministrar seu primeiro curso no Brasil de Upcycling Arte e Design de Superfície, nos meses de fevereiro e março de 2023. O plano é dividido em aulas teóricas e práticas, com duração de 16 horas divididas em quatro dias, no campus Belas Artes do shopping Cidade Jardim.

Ao longo de sua trajetória, Geová se consolidou no mundo da arte e principalmente no âmbito de moda sustentável, na reconstrução de peças e fusão de retalhos. Desde seu primeiro desfile na NYFW, em 1998, o estilista tem aparecido em importantes editoriais de moda internacional, como Harper’s Bazaar América, Elle América, Vogue Itália, L’Officiel Brasil, entre outras. Participou também da exposição latino-americana no museu do Fashion Institute of Technology – FIT NY junto com nomes como Oscar de la Renta, Carolina Herrera, Narciso Rodrigues, Isabel e Rubens Toledo.

Através de todo seu conhecimento, Rodrigues busca compartilhar suas técnicas com os alunos como se estivessem em seu ateliê, criando e desenvolvendo peças baseadas na tendência de upcycling. “Minha intenção é incentivar os estudantes a criarem uma coleção customizada e sustentável, com percepção artística. Quero passar uma mensagem do fazer, do criar e do inventar”, conta Geová.

Intitulado “Upcycling, Arte e Design de Superficie”, o público-alvo são alunos que tenham interesse em upcycling e bordado, com noções básicas de costura. O curso será realizado nas datas 13 a 16/02 e de 06 a 09/03, no campus Belas Artes do shopping Cidade Jardim. As inscrições serão via o site da Belas Artes, na seção de cursos livres.

Upcycling

O termo upcycling foi cunhado pelo ambientalista alemão Reine Pilz, em 1994. O conceito vem se propagando e conquistando diferentes modelos de negócios, que procuram cada vez mais otimizar o ciclo de vida de seus produtos e adotar hábitos mais sustentáveis de produção. Assim, criam novos produtos a partir da reutilização.

O upcycling consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original.

Sobre Geová Rodrigues

Geová Rodrigues nasceu no município de Barcelona, no Rio Grande do Norte. Aos 16 anos se mudou para São Paulo. Há cerca de 30 anos em Nova Iorque, desenvolve uma moda a partir da reciclagem de retalhos e materiais descartados. Hoje é uma referência no upcycling mundial.


Leia também: Vem aí a SP–Arte 2023

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários