Exposições e Eventos

Lançamento: livro reúne obras do artista Dalton Paula

Sé e Cobogó promovem o lançamento de Dalton Paula: O sequestrador de almas, de Dalton Paula e Lilia Moritz Schwarcz

Por Equipe Editorial - março 6, 2023
299 0
Pinterest LinkedIn

Dalton Paula: O sequestrador de almas (Editora Cobogó) reúne obras do artista acompanhadas de texto sobre sua produção e processos de trabalho escrito pela antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz. O lançamento do livro será marcado por dois eventos, com a presença dos autores, no Rio de Janeiro, no dia 23 de março, no Instituto Inclusartiz, e em São Paulo, em 30 de março, na Sé galeria.

Tendo como pano de fundo a história da diáspora africana na formação do país, Dalton Paula: O sequestrador de almas apresenta as extensas pesquisas do artista para a elaboração de suas obras, sejam pinturas, desenhos, instalações, performances, vídeos ou fotografias. Realizados a partir de um processo de pesquisa complexo, que inclui viagens, conversas, fotografias, colagens e diários, os trabalhos têm como elementos centrais a memória, as biografias de figuras históricas e os saberes ancestrais.

O universo subjetivo, afetivo e criativo de Dalton Paula coloca sua arte em diálogo com a história das pessoas negras no Brasil. Seus retratos dão protagonismo a personagens negras, em sua maioria invisibilizadas pelas narrativas coloniais. O conjunto de trabalhos evidencia como a população negra nunca foi passiva diante das violências a que foi submetida: muitos dos retratados são figuras históricas da resistência contra a escravidão e da luta pela liberdade.

Quando recria a imagem de nomes como Machado de Assis e Lima Barreto, Dalton Paula inverte a lógica de retratos coloniais, que costumam “embranquecer” pensadores negros e negras do cânone nacional brasileiro. São destacados, propositadamente, estereótipos visuais e sociais que marcaram as populações afrodescendentes no Brasil e no exterior. Ao transformar essas características físicas em motivos de orgulho, sua pintura imprime aos retratos, dignos e imponentes, uma marca autoral e de respeito. Em algumas obras, no entanto, as pessoas negras não aparecem representadas em retratos, mas a partir de uma grande ausência expressa pelo silêncio e pelo vazio.

Sobre a obra

Título: Dalton Paula: O sequestrador de almas
Autores: Dalton Paula e Lilia Moritz Schwarcz
Idioma: Português, Inglês
Número de páginas: 248
Editora: Cobogó
Preço: R$ 150,00

Sobre Dalton Paula

Dalton Paula nasceu em 1982 em Brasília (DF) e mora e trabalha em Goiânia (GO).
Em sua prática artística, Dalton Paula emprega pintura, performance e instalações e, por meio dessas diversas linguagens, tece relações entre imagem e poder. Em seu repertório sígnico, a figura central é o corpo negro em diáspora, seus ritos e rituais. Destacam-se, em sua produção, pinturas em larga e pequena escala sobre diferentes suportes e também seu interesse contínuo pelos retratos, que constituem uma proposta de revisão da historiografia oficial. As pessoas retratadas são figuras históricas ligadas à diáspora africana, e muitas tiveram sua imagem e atuação apagadas. Nas instalações, Dalton desenvolve essa linha de investigação acerca do Atlântico Negro e sua rica linguagem simbólica.

Dalton Paula.
obra “Machado de Assis”, por Dalton Paula. Óleo e folha de ouro sobre tela. 2020.

Dalton é bacharel em artes visuais pela UFG e seu trabalho integra coleções importantes, como a do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Seu trabalho foi exibido na 32ª Bienal de São Paulo (2016), com curadoria de Jochen Volz, e na Trienal do New Museum (Nova York, 2018), com curadoria de Gary Carrion-Murayari e Alex Gartenfeld, além de figurar entre outras exposições coletivas. Apresentou em Nova York a individual Dalton Paula: a kidnapper of souls (2020) na galeria Alexander and Bonin. Dalton inaugurou o programa de exposições da Sé galeria com a exposição e um terremoto sereno e imperceptível arrasou a cidade… (2014) e realizou as exposições individuais Amansa-Senhor (2015) e Dalton Paula: entre a prosa e a poesia (2019). Dalton Paula é representado pela Sé galeria, São Paulo, e Alexander and Bonin, Nova York.


Serviço

Dalton Paula: O sequestrador de almas (Editora Cobogó)
Lançamento do livro com a presença dos autores Dalton Paula e Lilia Moritz Schwarcz

Rio de Janeiro, 23 de março, 19h
Instituto Inclusartiz (Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa)

São Paulo, 30 de março, 10h
Sé galeria (Alameda Lorena, 1257, casa 2, Jardins)


Leia também: Individual de Lenora de Barros inaugura sede da Gomide&Co em SP

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários