Rochelle Costi, "Há Casas", 2018, vídeo (duração 3', fotografia, concepção e edição: Rochelle Costi, soundtrack: Sara Não Tem Nome)
A Luciana Brito Galeria apresenta o LB/Festival de Vídeos Online, um conjunto de vídeos atuais e históricos, que traça um panorama na história da videoarte no Brasil e no mundo. Além de ser uma mídia flexível, que nos permite acesso de onde e quando quisermos, o vídeo talvez seja a mídia que mais assimilou as transformações da contemporaneidade, assumindo seu lugar definitivo nas artes visuais.
O festival quer tornar acessível ao público um conteúdo importante para a história da arte e que faz parte do acervo Luciana Brito Galeria, com trabalhos de artistas representados além de outros convidados.
O vídeo “Há Casas” (2018), de Rochele Costi, é editado à partir de fotos de cenas da Procissão de Círio de Nazaré (Belém do Pará, 2017) onde vê-se fiéis levando às ruas casinhas de madeira pintada representando seu desejo de morada, mescladas com imagens de casas reais de moradores de Jordão (Acre, 2018). Impulsionado pelas coincidências formais entre representação e realização, evidenciadas pelas características construtivas típicas da região amazônica, o vídeo como que converte em realidade a projeção do desejo popular. A obra inicia e encerra com tomadas circulares da artista em seus próprios ambientes de afeto, em São Paulo, onde vive há 30 anos e em Caxias do Sul, onde nasceu e passou a infância.
A cada semana, um novo vídeo será disponibilizado e ficará no site da galeria por tempo indeterminado. A ideia é instigar o olhar do espectador de maneira a questionar seus conteúdos e debater suas propostas, num exercício despretensioso para entender os trabalhos desses artistas, além do posicionamento ao longo da trajetória da videoarte.
Este novo projeto da galeria foi concebido por Analívia Cordeiro, que também participou da curadoria juntamente com a equipe da galeria.
Além disso, o público poderá acessar o site atualizado com as obras inéditas disponíveis dos artistas representados.
Paulo Nazareth (1977, Governador Valadares, MG) ocupa hoje uma posição singular no campo da arte…
Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…
De 14 de maio a 8 de junho de 2025, a cidade de Paris recebe…
A icônica pintura “Madame X” é o destaque da grandiosa mostra “Sargent and Paris”, em…
A artista mineira Sonia Gomes, um dos nomes mais potentes da arte contemporânea brasileira, celebra…
A arte brasileira marca presença contundente na Frieze New York 2025 com a participação da…