Exposições e Eventos

MASP Escola lança novos cursos de Histórias da arte

Por Equipe Editorial - julho 26, 2023
277 0
Pinterest LinkedIn

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes.
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

Confira os cursos de Histórias da arte do MASP

cursos de Histórias da arte
Vincent van Gogh, O escolar (O filho do carteiro – Gamin au Képi), 1888, acervo MASP

Histórias da arte – Da Tradição À Arte Moderna
Com Felipe Martinez
8.8 – 21.11.2023 | online
19h30 – 21h30

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até os anos que antecedem à Primeira Guerra Mundial com Pablo Picasso e Henri Matisse. O objetivo principal do curso é entender como a arte da tradição europeia se modifica ao longo do século 19 dando origem ao que se conhece de modo amplo como arte moderna. Além dos artistas já mencionados, ao longo do curso serão vistos nomes como Ingres, Delacroix, Monet, Van Gogh e Lautrec. As obras do acervo do MASP serão o fio condutor do curso.


cursos de Histórias da arte
Detalhes de Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502, acervo MASP

Histórias da Arte – O Renascimento de Giotto a Tintoretto
Com Juliana Ferrari Guide
7.8 – 4.12.2023 | Online
19h30 – 21h30

O curso tem como objetivo oferecer aos participantes uma visão geral do Renascimento italiano e será dividido em dois ciclos. No primeiro, serão percorridos nove temas fundamentais para compreender o período do Renascimento, sempre a partir da análise de obras de arte do período. No segundo ciclo, nos dedicaremos a estudar mais detidamente algumas das mais importantes e canônicas obras do período, como a decoração da Capela dos Scrovegni, da Capela Sistina e das salas de Rafael no Vaticano, pinturas selecionadas de Leonardo da Vinci, Botticelli e Tiziano e  esculturas de Donatello, Verrochio e Michelangelo.  


cursos de Histórias da arte
Arthur Timotheo da Costa, A dama de verde, 1908, acervo MASP, Doação Federico Barata, 1947

Histórias da Arte – Arte no Brasil (Parte II)
Com Kleber Amancio
9.8 – 29.11.2023 | Online
19h30 – 21h30

O curso oferece uma visão panorâmica da História da Arte brasileira, com a apresentação de artistas e movimentos, o seu impacto no mundo das artes e nas discussões que auxiliaram a organização da vida política nacional. A abordagem partirá de uma perspectiva crítica a respeito dos cânones históricos, sua constituição e seus impactos na vida do país. Para tanto, será utilizado uma bibliografia transdisciplinar, que possibilitará a construção de uma narrativa diversa e atenta às diversidades dos grupos sociais e dos movimentos artísticos e seus impactos hodiernos.


cursos de Histórias da arte
Ibã Huni Kuin | Mana Huni Kuin, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU) Dami (Avenida Paulista), 2017

Histórias Da Arte – Moderna e Contemporânea: Das Vanguardas até os Dias Atuais
Com Mirtes Marins De Oliveira
10.8 – 14.12.2023 | Online
19H30 – 21H30

O curso tem por objeto a produção artística e expositiva a partir das produções das vanguardas do início do século 20 até os dias atuais, de uma perspectiva da História Social. Ainda que apresente um roteiro cronológico, a perspectiva não é a de uma história da arte linear e homogênea, mas a de estabelecimento de diálogos temporais entre artistas, obras, ações e abordagens, visando a produção artística internacional. O objetivo é que cada encontro possa funcionar como uma pequena introdução autônoma à história da arte moderna e contemporânea, orientada por uma questão específica, de sua origem até seus desdobramentos posteriores.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários