Exposições e Eventos

MASP participa da SP-Arte com artigos indígenas

O MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) participa da 19ª edição da SP-Arte, entre 29 de março e 2 de abril de 2023, com trabalhos de criadores indígenas, em consonância com a programação do ano dedicada às Histórias indígenas. Com curadoria de Adélia Borges, curadora-adjunta, MASP Loja, serão apresentados objetos como cestarias, cerâmicas, objetos de madeira e adornos de miçangas de vidro e sementes, além de outros produtos do MASP Loja.

Nesta edição, o estande do MASP estará localizado no 2º pavimento da Bienal, entre os estandes G7 e G8, com objetos de 25 povos indígenas Apurinã, Arara, Baniwa, Baré, Guarani Mbya, Juruna, Kadiwéu, Karajá, Kayapó Mekrãgnoti, Krahô, Marúbo, Mehinako, Ofaié, Parakanã, Sateré-Mawé, Terena, Ticuna, Tukano, Tupiniquim, Waimiri-Atroari, Wauja, Yanomami, Yawalapiti, Waroe e Z’oé . A predominância é de povos da Amazônia, mas há também de outras regiões e até mesmo do município de São Paulo (caso dos Guarani Mbya). Uma particularidade é a presença de refugiados – os Warao, originários da Venezuela, que têm migrado para o Brasil recentemente.

MASP Loja

“Desde 2016, o MASP Loja possui em seu portfólio objetos feitos por designers, por povos indígenas e por artesãos em áreas rurais ou periferias urbanas. Os produtos são apresentados lado a lado, sem hierarquizações, espelhando a riqueza da nossa diversidade cultural. Para a SP-Arte, intensificamos e ampliamos os contatos com os povos indígenas, reiterando o nosso compromisso com a pluralidade da cultura brasileira”, pontua Adélia Borges, curadora-adjunta, MASP Loja.

O MASP Loja também selecionou réplicas arqueológicas das culturas Marajoara e Tapajônica para compor a galeria. Os objetos resultam do projeto Replicando o passado, do Museu Paraense Emílio Goeldi, de Belém, que possui uma das mais expressivas coleções de arte pré-cabralina do país. A produção é feita por ceramistas do bairro do Paracuri, distrito de Icoaraci, na capital paraense, e a certificação é feita caso a caso pela equipe de arqueólogos do Museu. Os objetos possuem um carimbo na base da peça, identificando-a como réplica, e etiquetas individualizadas com informações sobre a obra e a cultura da qual provém.

O estande ainda oferece a oportunidade dos visitantes conhecerem e fazerem parte do programa Amigo MASP. O programa é a melhor forma de se aproximar da programação do Museu e ainda ter benefícios, como entrada gratuita e sem filas, programação cultural especial e descontos nos serviços do MASP e de nossos parceiros. Durante a feira, os membros que fizerem adesão ao programa ganharão uma tote exclusiva. Todos os amigos poderão aproveitar o desconto de 20% nos itens da Loja.

Serviço

MASP na 19ª edição da SP-Arte
Curadoria: Adélia Borges, curadora-adjunta, MASP Loja
29.3–2.4.2023
Local: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, portão 3, 2º pavimento da Bienal, entre os estandes G7 e G8
Horários: 29–30 março: 14h–20h; 31 março–01 abril: 12h–20h; 02 abril: 11h–19h
Ingressos: R$ 70 (inteira); R$ 35 (meia-entrada)

Leia também: MASP inaugura exposição “Mahku: Mirações”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

6 horas ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

6 horas ago

Imersiva “Bob Esponja – A Experiência” chega ao MIS Experience

Bob Esponja – A Experiência desembarca no MIS Experience para celebrar os 25 anos de…

6 horas ago

Sesc Franca apresenta 70 pinturas de Abdias Nascimento em sua inauguração

Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público…

6 horas ago

Venda de reproduções: A nova solução para artistas

Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…

1 dia ago

Emanoel Araujo: vida, obra e legado

Emanoel Araujo, artista, curador e idealizador do Museu Afro Brasil, é considerado uma referência para…

1 dia ago