Exposições e Eventos

Mês das Mulheres: confira a programação artística de SP

Capital, região metropolitana, interior e litoral apresentam diversas atividades no mês de março

Por Equipe Editorial - março 1, 2023
233 0
Pinterest LinkedIn

A programação artística do Mês das Mulheres elaborada pelas instituições do Estado de São Paulo traz agendas especiais no mês de março. Entre elas, curso para a criação de HQs, oficinas artísticas, crítica literária feita por mulheres, declamação de poesia, feira de empreendedorismo e debates sobre a liderança feminina.

Confira abaixo a programação dos equipamentos culturais:

Capital

Biblioteca de São Paulo
Curso Mulheres e Quadrinhos
A BSP celebra o mês da mulher provocando a reflexão sobre os direitos das mulheres e a equidade de gênero. Destinada a participantes de qualquer identidade de gênero, o curso de HQs traz técnicas básicas de produção e roteiro, do rascunho à colorização. Como exercício prático, os participantes vão criar uma HQ contando a história de uma mulher inspiradora, empoderada, que trilhou o caminho da emancipação feminina e que inspira novas gerações a lutarem por seus direitos. Público: pessoas a partir de 14 anos.
Data: inscrições a partir de 17/02 e o curso será nos dias 18/03 e 25/03
Horário: 13h às 17h
Mais informações em: Link
 

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Oficina Ilustrar com Pincéis
Nesse encontro, os participantes irão conhecer a tinta sumi (de fuligem vegetal) e aprender a usar essa técnica . E a partir da leitura de poemas escrito por mulheres criar imagens para ilustrar cada um deles. Público:  pessoa a partir de 14 anos.
Data: 10/03
Horário: 14h às 17h
Mais informações em: Link 


Casa Guilherme de Almeida
Perfis de Baby de Almeida
Visita temática presencial que terá Belkiss Barroso do Amaral, mais conhecida como Baby. Baby foi musa, esposa, mãe e a primeira pessoa a atuar no processo de musealização da casa onde o poeta Guilherme de Almeida viveu.
Data: 12/03
Horário: 14h às 15h
Mais informações em: Link

Casa Mário de Andrade
As “Mães” de Mário de Andrade e a culinária na casa da Rua Lopes Chaves
As relações entre Mário de Andrade, a culinária e as mulheres com as quais o modernista conviveu no cotidiano doméstico e que tiveram papel marcante na trajetória do escritor. Essa é a história que será contada em um curso de 2 horas por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 9/03.
Data: Quintas-feiras, 9/03, 16/03, 23/03 e 30/03
Horário: 19h às 21h
Mais informações em: Link
 

Casa das Rosas
A crítica literária feita por mulheres
Curso focado na produção representativa de crítica literária de autoria feminina ao longo da história. Plataforma on-line (Zoom ou Meet).
Data: Terças-feiras, 7/03, 14/03, 28/03 e 7/04
Horário: das 19h às 21h
Mais informações em: Link
 

Casa das Rosas
Declama, mulher!
Sarau do coletivo “Declama mulher!”, dividido em dois momentos: o primeiro com apresentações de artistas convidadas e a segunda com o microfone aberto para quem quiser declamar poemas de autoria feminina
Data: 11/03
Horário: 16h
Mais informações em: Link
 

Casa das Rosas
Slam das Minas
O Slam das Minas de São Paulo promove uma disputa de poesia falada com autoria feminina e trans. A “batalha” será em três rodadas, duas de competição geral entre participantes e a última apenas de finalistas.
Data: 18/03
Horário: 17h
Mais informações em: Link
 

Museu da Língua Portuguesa
Programação Dia das Mulheres
O protagonismo das mulheres é o destaque do Museu da Língua Portuguesa neste mês de março com visitas educativas temáticas), Sarau Língua Afiada e Plataforma Conexões.
Data: 08/03, 18/03 e 24/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link
 

Museu do Futebol
Feira Ilê-Ifé de Afroempreendedoras
A Feira Ilê-Ifé de Afroempreendedores realiza uma edição especial com empreendedoras mulheres, na área externa do Museu do Futebol. As expositoras apresentarão produtos de moda, culinária, artesanato e outras criações independentes. Um grupo de samba formado só por mulheres anima a programação.
Data: 11/03
Horário: das 10h às 17h
Mais informações em: Link 
 

Museu da Imagem e do Som
Programação para o mês das mulheres
Seguindo a tradição da programação anual, o MIS celebra, na ocasião do Dia Internacional da Mulher, a carreira de uma atriz destaque no cenário audiovisual internacional. Neste ano, as homenagens são para Marília Pêra, que completaria 80 anos em janeiro. Com a exibição gratuita de mais de dez títulos diferentes, a mostra traz diversas facetas de Marília no cinema, em parcerias memoráveis: com Fernanda Montenegro, em “Central do Brasil”; Paulo José em “O rei da noite” e José Wilker em “Dias melhores virão”.
Data: 07 a 12/03
Horário: diversos horários, de acordo com a programação 
Mais informações em: Link 
 

Paço das Artes
Exposição “NÓS – Arte & Ciência por mulheres”
A exposição “NÓS – Arte & Ciência por mulheres” traz a trajetória das mulheres na produção do conhecimento, desde a sabedoria ancestral das feiticeiras e curandeiras até a presença das mulheres nas instituições científicas hoje.
Data: 18/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link
 

Museu das Favelas
Workshop: Empreendedoras Negras
Nessa atividade, a idéia é promover um encontro com empreendedoras na semana dedicada à comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Data: 25/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link
 

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Múltiplas Vozes Femininas — Lançamento de catálogo e Encontro com artistas
Lançamento do catálogo da exposição “Múltiplas vozes femininas”. Inaugurada no dia 30 de julho de 2022, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela (25 de julho), a mostra trouxe ao público produções de 28 artistas presentes no acervo da instituição.
Data: 11/03
Horário: 15h
Mais informações em: Link 
 

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Programação Dia das Mulheres
O Museu de Arte Sacra de São Paulo, no Dia Internacional das Mulheres, preparou a entrada gratuita para o público geral e a entrega de 1 (um) catálogo das exposições para as mulheres.
Data: 8/03
Horário: das 09 às 17h e das 19h às 20h30
Mais informações: Link

Museu das Culturas Indígenas
Os caminhos do protagonismo
O Museu das Culturas Indígenas terá a roda de conversa “Os caminhos do protagonismo”. A atividade propõe pensar e discutir a presença da mulher indígena, o protagonismo diário, seus lugares, suas frentes — na saúde, na arte, na educação, na política, entre outros. O dia ainda terá Brisa Flow com a vivência política e artística na oficina de confecção de bandeiras com uma intervenção no prédio do MCI. Em seguida, uma visita ao Museu e suas exposições.
Data: 23/03
Horário: das 10h às 16h
Mais informações em: Link 
 

Museu da Diversidade Sexual
Série de vídeos – Mulheridades
O projeto trará diferentes formas de mulheridade e intersecionalidades, onde essas mulheres contarão histórias e falarão sobre papéis de gênero, autoidentificação e o que mais elas acharem importante.
Data: a partir de 8/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link 
 

Oficina Cultural Juan Serrano
Colares artesanais para adornar: núcleo de capacitação artística para mulheres
Capacitação artística para produção de colares a partir da linguagem e técnicas da joalheria contemporânea artesanal com uso de materiais como fios de malha, algodão, aviamentos, botões, pequenos objetos. Os colares produzidos poderão ser levados para casa sem custos! Obs: Todo material será fornecido gratuitamente!
Data: inscrições de 13/02 a 13/03 e oficinas de 15/03 a 29/03
Horário: 14h30 às 17h
Mais informações em:
Link 
 

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Sarau e lançamento do livro “Travessias”
O lançamento conta com acessibilidade em libras e será exibido em live nas redes sociais do projeto @procuromulheresquesonhamfuturo. Com um piquenique, o evento inclui a distribuição gratuita de exemplares do livro Travessias e um sarau com mulheres com mais de trinta anos que poderão apresentar obras inéditas como incentivo a quem ainda quer começar uma carreira artística.
Data: 18/03
Horário: sábado, das 14h às 15h30
Mais informações em:
Link 
 

Fábrica de Cultura Sapopemba
Encontro de Leitores — Mulheres Que Escrevem
A autora Virginia Woolf revela em uma entrevista: “Ainda vai levar muito tempo até que uma mulher possa se sentar e escrever um livro sem um fantasma que precise matar, sem uma rocha que precise enfrentar”. Tendo como base essa reflexão, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, a equipe da Bibliotech propõe um olhar sobre a estética de mulheres escritoras: Audre Lorde, Isabel Allende, Mary Del Priore entre outras.
Data: 8/03
Horário: 15h
Mais informações em: Link 

Fábrica de Cultura Brasilândia
Onde estão as mulheres negras no dia 8 de março?
A partir do livro “A liberdade é uma luta constante” de Angela Davis iremos refletir sobre o dia 8 de março, a luta de mulheres negras e qual foi o espaço destinado para elas nesse período histórico e a importância de pensar o feminismo negro e as especificidades do que é ser uma mulher negra.
Data: 24/03
Horário: 14h às 15h30
Mais informações em:
Link 
 

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Festival afirma mulher 
Neste evento, o Coletivo Samba Rock Nato pretende difundir e fomentar a Cultura Samba Rock através da dança e baile com músicas específicas do samba rock. Aproveitando o mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, teremos uma mega aula de charme e floreios femininos com as Professoras Bete Aduke e Mariana Santos e roda de conversa intermediada pela Psicóloga Luana Mauricio sobre empoderamento e autoestima, exaltando a importância da mulher no cenário do samba rock.
Data: 26/03
Horário: 14h às 18h
Mais informações em:
Link
 

Região metropolitana de São Paulo
 

Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo
Roda de Conversa: A desconstrução da mulher através da música
A música reflete a sociedade. Portanto, pode-se compreender diversos aspectos sociais a partir do contexto de produção dessas obras, principalmente aos papéis de gênero. Sendo assim, a Bibliotech fará um bate-papo através de comparativo cronológico das ideologias atribuídas a mulher por meio da música, sendo duas composições sobre a mesma temática, pela voz de: Pitty — Desconstruindo Amélia x Ataulfo Alves — Ai que saudades da Amélia.
Data: 14/03
Horário: 11h
Mais informações em: Link 
 

Fábrica de Cultura Diadema
Festival Afirma Mulher + Espaço Kids
Festival Afirma Mulher + Espaço Kids com Cia As Marias e programação infantil “Entre mares e rios”. A intervenção Entre mares e rios é um convite a uma travessia fabulosa, permeada pelo encantamento das danças, cantos e brincadeiras das infâncias, entrelaçada por versos e pelos imaginários das estórias e mistérios que habitam os mares e rios. Um domingo especial para toda a família, não perca!
Data: 26/03
Horário: 14h às 18h
Mais informações em:
Link 
 

Fábrica de Cultura Osasco
Trinca – Com Rainhas do Radiador (acessível em libras)
Duas palhaças aventureiras apresentam um show de circo bastante peculiar. Conhecedoras dos pássaros, viajaram o mundo todo desbravando o reino das criaturas aladas, e trazem para o público um encantador e divertido espetáculo cheio de atrações: demonstrações técnicas; Jaçanã, o pássaro saltador; o incrível e raro ovo da Arara de Sete Cores; e muitas outras, garantindo diversão para toda a família.
Data: 04/03
Horário: 15h
Mais informações em:
Link 
 

Litoral 

Fábrica de Cultura Santos
Encontro de Leitores: A vida e a obra de Patrícia Galvão, a Pagu
Patrícia Galvão, a Pagu, foi uma atriz, escritora, jornalista, cartunista e militante feminista de grande importância para a história cultural do Brasil e, para homenageá-la, este encontro de leitores fará um percurso poético sobre a vida e a obra da artista através dos seus livros “Parque Industrial”, publicado em 1933, e “Paixão Pagu: a Autobiografia precoce de Patrícia Galvão”, texto escrito em 1940 e publicado em 2005 pela editora Agir.
Data: 07/03, às 10h, e 08/03, às 15h
Mais informações em: Link 


Interior
 

Museu Índia Vanuíre
Palestra
Lidiane Krenak realizará uma palestra para falar sobre a mulher na luta pela preservação da cultura tradicional indígena.
Data: 9/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link

Museu Casa de Portinari
Programação Dia das Mulheres
No Dia Internacional das Mulheres, o Museu Casa de Portinari, recebe a primeira visitante do dia com um presente e divulga nas mídias sociais o álbum das visitantes do dia. À noite, forma-se uma mesa de debates com mulheres em diversas profissões, da dona de casa à gestora, elas falam sobre desafios e superações pessoais e profissionais. Performance de estátua viva e música ao vivo estão garantidas para o evento.
Data: 8/03
Horário: das 09 às 17h e das 19h às 20h30
Mais informações em: Link 
 

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
Mostra Marília Pêra – Dia Intl. da Mulher
Serão realizadas atividades com oficinas e apresentações musicais propostas por mulheres ou que contemple a mulher, além de o lançamento do podcast que tratará em sua abertura o Tema Mulher; no setor educativo uma oficina voltada para uma construção visual inspirada nas poesias da artista Felícia Leirner, onde os visitantes poderão representar por meio de desenhos ou até mesmo em palavras a sua interpretação sobre estas produções.
Data: 01 a 31/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link 


Leia também: Programação especial Dia das Mulheres no Museu Oscar Niemeyer

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários