Exposições e Eventos

Museu Judaico de São Paulo tem programação para crianças em abril

O Museu Judaico de São Paulo (MUJ) traz atividades especiais no mês de abril, em celebração a um dos feriados mais importantes da cultura judaica, o Pessach. Conhecida também como a festa da liberdade, ou “Páscoa judaica”, a data, que vai 05 a 13 de abril, festeja a libertação do povo judeu da escravidão no Egito e seu êxodo, há mais de 3 mil anos. 

Assim como é comemorado o Pessach, com familiares e amigos, adultos e crianças, a agenda de abril do Museu Judaico também abarca públicos de todas as idades, com foco nas crianças. Através de contações de história, visitações temáticas e um espetáculo musical, a programação convida os visitantes a contribuírem com a preservação dessa memória, e garantir que as futuras gerações herdem e protejam a mensagem da liberdade.

Confira a programação

Uma história canção por liberdade!

Contação de histórias | 08 de abril, sábado, às 11h30 e às 15h | 12 de abril, quarta-feira, às 15h

O núcleo de Educação & Participação do Museu Judaico de São Paulo apresenta a contação de história “Uma história canção por liberdade!”. Inspirada e baseada no livro “O seder de Raquela”, da editora PJ Library, a história é repleta de músicas, que serão cantadas pelos educadores do Museu na atividade que dura 30 minutos. A contação é recomendada para crianças de até 12 anos e suas famílias, mas todos são bem-vindos. 

“O seder de Raquela” conta a história da pequena Raquela e sua família judaica sefaradita. A família adora o Pessach, mas por morarem na Espanha na era da Inquisição, não é seguro realizarem o seder, jantar cerimonial para comemorar o Pessach. Para contornar o problema, o pai de Raquela tem uma ideia genial que envolve um barco de pesca, lua cheia e um segredo – sem falar na sua bravura.

Por que essa noite é diferente das outras?

Espetáculo musical | 09, 16 e 23 de abril, domingo, às 11h | Gratuito

O espetáculo musical “Por que essa noite é diferente das outras?” traz as palavras e os cantos da Hagadá, texto utilizado para os serviços da noite do Pessach, e que conta a história da libertação do povo judeu do Egito. Para a montagem da apresentação, o Museu Judaico de São Paulo e a Sapoti Projetos Culturais selecionaram um elenco de atores renomados que já participaram de peças como “Marrom O Musical”, “O rei Leão”, “Os Saltimbancos”, entre outros. 

Com direção musical de Jessé Jackson e direção cênica de Tamires Carvalho, “Por que essa noite é diferente das outras?” fala da história, memória, tradições e valores da cultura judaica em diálogo com o tempo presente e a pluralidade de vozes. Através de um olhar renovado das tradições, cada um dos espectadores é convidado a tecer uma relação única com essa narrativa comum. 

O evento será gratuito, com retirada prévia de ingresso aqui

Travessia e Liberdade

Visita temática | 13 e 20 e 27 de abril, quinta-feira, às 14h

O núcleo de Educação & Participação do Museu Judaico de São Paulo oferece a visita temática “Travessia e Liberdade” para lembrar e celebrar o êxodo dos hebreus do Egito. 

Sobre o Museu Judaico de São Paulo

Fruto de uma iniciativa da sociedade civil acalentada por quase duas décadas, o Museu Judaico de São Paulo (MUJ) abre suas portas visando cultivar as diversas expressões, histórias, memórias, tradições e valores da cultura judaica, em diálogo com o contexto brasileiro, com o tempo presente e com as aspirações de seus diferentes públicos.

Amparado por um programa cultural e participativo que entrelaça a experiência judaica à cultura brasileira e à arte contemporânea, o MUJ nasce comprometido com a coexistência entre os variados grupos sociais e identidades, com o combate à intolerância e ao preconceito, com a educação e a transmissão intergeracional, valores a um só tempo universais e judaicos.

Instalado em um edifício tombado pelo patrimônio municipal e guardião do maior acervo judaico do país, constituído integralmente por doações, o MUJ considera a memória como fenômeno vivo, fonte de resistência e sobrevivência, em permanente transformação.

Fachada do Museu Judaico de São Paulo. Crédito: Fernando Siqueira

Serviço

Museu Judaico de São Paulo (MUJ)
Curadoria: Felipe Chaimovich
Período expositivo: de 5 de abril a 9 de julho
Local: Rua Martinho Prado, 128 – São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, das 10 horas às 19 horas (última entrada às 18h30)
Ingresso: R$ 20 inteira; R$10 meia
Classificação indicativa: Livre 
Acesso para pessoas com mobilidade reduzida

Leia também: Museu Judaico de São Paulo recebe a obra de Boris Lurie

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

6 horas ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

6 horas ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

6 horas ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

7 horas ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

8 horas ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

8 horas ago