Pina Contemporânea inaugura “Gabriel Massan: Terceiro Mundo, a dimensão descoberta”
A Pina Contemporânea se transforma no universo imersivo criado pelo artista Gabriel Massan, com suas esculturas, desníveis e texturas que remetem à experiência de dentro das telas.
“Terceiro Mundo – a dimensão descoberta”, projeto desenvolvido em colaboração com a Serpentine Galleries, é uma exposição imersiva concebida a partir de uma perspectiva decolonial, de teorias queer e de estratégias descentralizadas em tecnologia. No projeto, o artista Gabriel Massan constrói um jogo de videogame ambientado em um universo fantástico que, a partir de uma narração colaborativa de história, desafia o conceito colonial de “exploração” e convoca o público a repensar suas ações no mundo.
Na mostra, visitantes podem escolher entre as quatros estações de jogos para começarem a jornada pelo jogo Terceiro Mundo ou podem permanecer no espaço para assistir a experiência dos jogadores em tempo real, por meio de cinco telas no espaço expositivo – como em canais dedicados a transmissão ao vivo de jogos.
A estrutura de jogo
O primeiro nível do jogo é Igba Tingbo, que em língua iorubá significa “longo prazo”. Caracterizado pelo trabalho da artista e psicóloga clínica Castiel Vitorino Brasileiro, a experiência nessa etapa enfoca o modo como o jogador se relaciona com a “alteridade”. Sòfo, que significa “Vazio” em Iorubá, é o segundo nível para onde os jogadores são enviados como Agente do QG.
Cada nível foi criado em colaboração com artistas e pensadores, que contribuíram na construção de diálogos, textos e narrativas, emprestando inclusive suas vozes aos personagens. Participaram LYZZA, Castiel Vitorino Brasileiro, Novíssimo Edgar e Ventura Profana, estando os três últimos incluídos na programação cultural que acontece no museu no 2º semestre de 2024.
Obras em Destaque
O mundo foi criado em colaboração com o artista e rapper Novíssimo Edgar, a partir da sua vivência em São Paulo, sua cidade natal.
Sobre o artista Gabriel Massan
O artista digital multidisciplinar Gabriel Massan (Nilópolis, Rio de Janeiro, 1996), combina técnicas de contação de histórias e de construção de mundos para criar ecossistemas virtuais e esculturas digitais que simulam e narram histórias da experiência afro-indígena brasileira.
Movido pelo desejo de “revelar sistemas de desigualdade em vez de reproduzi-los”, seu trabalho investiga o chamado “Terceiro Mundo” – uma classificação ofensiva imposta às nações não industrializadas e em desenvolvimento – é imaginado e relatado no Ocidente desenvolvido.
Mais informações
O jogo Terceiro Mundo foi comissionado e produzido pela Serpentine Arts Technologies, em parceria com a Coleção Julia Stoschek e criação da Tezos. A Pinacoteca de São Paulo é responsável pela otimização e tradução do jogo para o português.
A exposição tem curadoria de Lorraine Mendes e Tamar Clarke-Brown e patrocínio de Vivo, na cota Platinum, Bloomberg e Iguatemi São Paulo, na cota Prata.
Sobre a Pina Contemporânea
Inaugurada em 2023, a Pina Contemporânea é terceiro edifício da instituição voltado para exposições de obras das últimas décadas, oficinas, programação cultural e promoção de atividades que integrem o entorno do museu com o novo edifício.
O novo espaço está localizado a 50 metros do edifício da Pina Luz, na Avenida Tiradentes, esquina com a Rua Ribeiro de Lima, em um terreno contíguo ao Parque da Luz.
Com uma programação integrada entre os prédios, em Pinacoteca de São Paulo seguirá apresentando uma consistente pesquisa em torno de nomes históricos e contemporâneos da arte brasileira em diálogo com renomados artistas internacionais, dando visibilidade para uma multiplicidade de linguagens, temas e produções.
Serviço
“Gabriel Massan: Terceiro Mundo, a dimensão descoberta”
Data: de 31 de agosto de 2024 até 2 de fevereiro de 2025
Local: Pina Contemporânea (Galeria Praça)
Endereço: Avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h.
Leia também: Pinacoteca SP apresenta o filme “Irawo Bori: oferenda para a cabeça cósmica”