Exposições e Eventos

Prêmio Megafone: premiação nacional para ativistas abre inscrições

O prêmio é uma realização da coalizão de organizações que inclui Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF, Greenpeace Brasil, Engajamundo, Hivos e Vozes Pela Ação Climática Justiça (VAC).

Por Equipe Editorial - fevereiro 8, 2023
304 0
Pinterest LinkedIn

O Prêmio Megafone – única premiação nacional para ativistas — está com inscrições abertas para sua segunda edição, até 17 de fevereiro. Ao todo, são 14 categorias abertas a artistas e ativistas de todo o país que produziram no Brasil, ao longo de 2022, trabalhos e ações de ativismo que contribuíram para a divulgação e o fortalecimento de alguma causa. A lista completa com a descrição de cada categoria, bem como o link para a ficha de inscrição e outras informações estão no site.

“É no artivismo que se encontra uma parte da vanguarda artística do Brasil”, explica Mundano, um dos idealizadores do Prêmio. “Há um século era realizada a Semana de Arte Moderna, que transformou a forma como a arte era feita naquela época, mas a revolução criativa de agora é o artivismo, quando a atual geração de artistas está indo para as ruas e usando sua criatividade de forma engajada e cívica”, completa.

“A criatividade exerce um papel-chave na comunicação e engajamento da cidadania. Além do reconhecimento aos artistas e ativistas, o Prêmio Megafone também é uma forma de preservar a memória de nossa história recente através do artivismo. O artivismo é uma ferramenta importante de sensibilização e engajamento para as mudanças culturais necessárias na atual crise humanitária”, explica Jonaya de Castro, coordenadora do prêmio. “Num contexto de retrocesso socioambiental, de genocídios e absurdos diários, a arte desempenha um papel de construção de imaginação política”, acrescenta.

Prêmio Megafone ativistas
Mobilização Nacional Indigena /Acampamento Luta Pela Vida: contra o Marco Temporal e PL 490 @apiboficial – Categoria “Marcha ou manifestação de rua” premiada em 2022.

As categorias do prêmio abrangem desde formas clássicas de ativismo como ação direta e marchas, até linguagens artísticas como música e arte de rua, formatos jornalísticos como documentário e reportagem de mídia independente, além de manifestações contemporâneas do ativismo digital, como perfis de rede social, memes, entre outras que valorizam a criatividade combativa.

Inscrições para o prêmio Megafone

O Prêmio Megafone incentiva a inscrição de todo tipo de obra e ação independente de seu porte ou alcance. “Qualquer pessoa no Brasil, e principalmente o jovem, tem a possibilidade de se engajar naquilo que acredita e gerar um impacto positivo na sua realidade e na das pessoas a sua volta. Mas nem sempre essas pequenas ações são conhecidas ou reconhecidas – e é esse reconhecimento que o prêmio Megafone oferece”, destaca Larissa Pinto, diretora do Engajamundo.

Um júri especializado, composto por ativistas convidados pelas organizações realizadoras do prêmio, avaliará a criatividade e a qualidade artística de pequenas a grandes produções. “A primeira edição do Prêmio Megafone trouxe um retrato de 2021, um ano marcado pela pandemia da Covid, e a premiação deste ano certamente mostrará o que vivemos em 2022: um ano de luta contra fake news e em defesa da democracia, da justiça climática e dos direitos humanos “, destaca Jonaya.

Do total de inscritos, 70 serão selecionados e os 14 vencedores serão revelados em março. Cada vencedor receberá um megafone customizado e um troféu feito pelo artivista Mundano. Entre as organizações realizadoras do prêmio estão Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Greenpeace, Engajamundo, Sumaúma, Hivos e Vozes Pela Ação Climática (VAC).

Confira todas as categorias do Prêmio Megafone

AÇÃO DIRETA – ação ativista em formato presencial e direto.

​ARTE DE RUA – arte de rua com pegada ativista, seja grafite, lambe-lambe, intervenção, performance, projeção em vídeo ou qualquer outra linguagem artística.

​CARTAZ EM MANIFESTAÇÃO – cartaz com pegada ativista feito para alguma manifestação que tenha acontecido na rua em 2022, no Brasil.

​CIDADÃO INDIGNADO – desabafo indignado com pegada ativista, presencial ou nas redes sociais, em vídeo, áudio ou outro formato, que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira.

DOCUMENTÁRIO – documentário audiovisual com pegada ativista que retrate alguma realidade social ou ambiental brasileira e tenha sido lançado em 2022.

​FOTO – foto (jornalística ou amadora) que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira e que tenha sido publicada em 2022 em veículo de mídia independente, ou diretamente nas redes.

JOVEM ATIVISTA – ativista de até 24 anos que atue em pauta(s) social ou socioambiental brasileira e que tenha se destacado em 2022.

​MARCHA OU MANIFESTAÇÃO DE RUA – marcha ou manifestação ativista que tenha acontecido na rua.

MEME OU HUMOR NA INTERNET – meme ou conteúdo de humor com pegada ativista, seja charge, foto, gif, vídeo, áudio ou quaisquer formatos possíveis, que tenha sido publicado em 2022 e amplamente compartilhado em redes sociais no Brasil.

​MÚSICA OU VIDEOCLIPE – música (com ou sem videoclipe) com pegada ativista, de qualquer gênero musical, que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido publicada nas redes em 2022.

PERFIL DE REDE SOCIAL – perfil de rede social com pegada ativista, que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha se destacado em 2022.

REPORTAGEM DE MÍDIA INDEPENDENTE – reportagem jornalística que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido publicada em 2022, em veículo de mídia independente, em formato escrito, audiovisual ou outros (podcast, por exemplo).

As categorias MEGAFONE DO ANO (dedicado a algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro que tenha se destacado em 2022) e PRÊMIO DO JÚRI (dedicado ao conjunto da trajetória de luta de algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro) não permitem inscrições, pois os indicados serão selecionados diretamente pelo júri.


Leia também: Theatro Municipal de São Paulo aborda a presença negra em sua história

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários