Exposições e Eventos

Exposição imersiva de Picasso em São Paulo

Por Equipe Editorial - abril 11, 2023
280 0
Pinterest LinkedIn

A exposição imersiva que celebra os 50 anos da morte do artista espanhol Pablo Picasso está em cartaz em São Paulo, de 9 de março a 18 de junho, no MorumbiShopping, depois de passar por Lyon (França), Quebec e Vancouver (Canadá), Atlanta e San Francisco (EUA) e Madri (Espanha), com sucesso de público por onde passou. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria oficial no MorumbiShopping, sem cobrança de taxa de serviço e pelo site

Imagine Picasso é uma exposição imersiva única

Pioneiro na projeção de suas próprias obras, Pablo Picasso autorizou a projeção audiovisual de suas pinturas em Les Halles Baltard, na França, em 1971. Por meio da Image Totale© – conceito original e pioneiro por trás das exposições imersivas, criado em 1977 pelo jornalista e fotógrafo francês Albert Plécy –, as obras são digitalizadas e projetadas em multissuperfícies, cuja disposição lembra as dobras e formas de origamis que chegam a alcançar até 8 metros de altura, no projeto cenográfico assinado pelo premiado arquiteto Ricciotti.

exposição imersiva de Picasso
Crédito: Massimo Failutti

As ampliações monumentais replicadas em volumes e tamanhos diversos, ora na diagonal, ora em declive, criam uma nova topografia que excede as linhas verticais e horizontais da parede lisa, promovendo uma justaposição que aproxima a obra de Picasso e o visitante de maneira inédita. As projeções formam um conjunto que esculpe a obra, ao mesmo tempo que a liberta em termos de movimento e direção. Os detalhes surgem livres das limitações tradicionais e o efeito geral oferece um novo olhar sobre a obra de Picasso.

exposição imersiva de Picasso
Crédito: Massimo Failutti

Cenografia e trilha sonora completam a experiência multissensorial e impactante, que permite andar entre as famosas pinturas com um novo olhar e renovar o encantamento pela obra do gênio espanhol.

Público infantil

Crianças são mais do que bem-vindas à mostra, que conta com atividades especiais voltadas para o público infantil. Aos finais de semana, os pequenos poderão assistir a vídeos introdutórios sobre o artista e sua obra, antes das visitas. Essa programação pretende introduzir o público infantil no universo do criador que mudou a arte do século XX. “Quando eu tinha 15 anos, sabia desenhar como Rafael, mas precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças”, dizia o artista, em uma de suas famosas frases.

Alguns fatos sobre Picasso

  • O verdadeiro nome de Pablo Picasso era Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.
  • Em 1896, aos 15 anos, apresentou a sua primeira pintura, Primeira comunhão, em uma exposição na Barcelona Fine Arts.
  • Picasso adorava cachorros. Lump, um dachshund de pelo liso, foi o mais famoso deles, retratado em muitas de suas obras, incluindo as mais famosas, como na série “As meninas segundo Velázquez” (a série completa está em exposição no Museu Picasso, de Barcelona). O cãozinho morreu uma semana antes do artista.
  • Em 78 anos de trabalho, Picasso produziu mais de 120 mil obras de arte, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e cerâmicas.
  • Ele trabalhava com rapidez. Um raio X de Mulher nua em poltrona vermelha revelou que não há rascunho anterior às pinceladas. Há indícios de que a obra pode ter sido pintada de uma vez só, em um único dia.
  • Pintada em 1937, a tela Guernica é considerada a obra mais famosa do artista. Retrata os horrores da guerra imaginados por Picasso quando soube do bombardeio alemão à pequena cidade basca Guernica, na Espanha.

    Leia também: 11 fatos estranhos sobre Pablo Picasso

Serviço:

IMAGINE PICASSO BRASIL – A EXPOSIÇÃO IMERSIVA
Data: de 09/03 a 18/06
Horário: segundas a quintas, das 10h às 22h ,sextas e sábados, das 10h às 23h e aos domingos e feriados, das 10h às 21h
Faixa etária: Livre – Menores de 12 anos entram acompanhados por seus responsáveis. *Sujeito a alteração por decisão judicial.
Endereço: Piso G4 – Av. Roque Petroni Jr., 1089 – Estacionamento G4 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento do shopping: Segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 14h às 20h
Ingresso: Bilheteria oficial no MorumbiShopping, sem cobrança de taxa de serviço (Atenção: a bilheteria encerra uma hora antes do fechamento da exposição) e no site


Leia também Pablo Picasso: principais obras de arte


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários