Exposições e Eventos

Theatro Municipal de SP amplia oferta de conteúdos digitais

Cursos livres, encontros experimentais das linguagens artísticas com a poesia e o cinema, transmissão de lives com profissionais do Theatro, e muito mais.

Por Equipe Editorial - maio 18, 2020
990 0
Pinterest LinkedIn

Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, permanece fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco do Municipal.

Em tempos de restrições de convívio social para a preservação da vida, a instituição amplia sua presença no ambiente online com uma extensa agenda de novos conteúdos que passam a ser disponibilizados.

Toda semana terá um material novo no canal do Theatro no YouTube ou nas páginas do Instagram e Facebook.

Uma alternativa para o Municipal continuar fazendo parte da rotina de seus frequentadores e conquistar outros públicos, sem limites geográficos.

Com recortes conceituais que abrangem diferentes conteúdos e formatos de apresentação, a programação do Municipal Online chega ao público sob os cuidados da equipe de direção artística e importante colaboração dos músicos, cantores e bailarinos que integram os corpos artísticos da casa, não só de diretores e maestros que também participaram ativamente desta construção coletiva.

Toda a programação está dividida em três séries, cada uma com sua periodicidade e plataforma digital específicas para publicação dos conteúdos.


Reserva Municipal

Uma oportunidade para rever ou mergulhar pela primeira vez no universo fascinante de uma produção de ópera, se encantar com uma coreografia de balé e de resgatar memórias afetivas que a música sinfônica e coral proporcionam.

Tudo isso por meio dos corpos artísticos do Theatro Municipal: Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico, Coral Paulistano, Orquestra Experimental de Repertório, Quarteto de Cordas da Cidade e Balé da Cidade de São Paulo.

Toda sexta-feira, às 20h, será publicada a íntegra de um espetáculo artístico relevante e de representatividade dos grupos artísticos. São gravações recentes ou mais antigas agora no YouTube.

E o primeiro conteúdo a ser disponibilizado a partir de 15 de maio, é a gravação completa da divertidíssima opereta “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár, em montagem inédita e exclusiva apresentada em português. Miguel Falabella, um dos diretores mais populares e ecléticos do Brasil, assina a tradução, versão e direção cênica.

À frente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o regente assistente Alessandro Sangiorgi, que também assina a direção musical. Participação do Coro Lírico Municipal de São Paulo, preparado pelo maestro titular Mário Zaccaro e pelo regente assistente Sergio Wernec.

Outro conteúdo sob o guarda-chuva Reserva Municipal já disponibilizado em abril são as gravações inéditas das nove sinfonias de Beethoven pela Orquestra Sinfônica Municipal, com as participações do Coro Lírico e do Coral Paulistano. Sob regência de seu diretor musical e maestro titular Roberto Minczuk, a OSM gravou todas as sinfonias em um único final de semana de 2019, pela série de concertos Beethoven Total, apresentada no Theatro Municipal.


Arte Presente

São os novos conteúdos produzidos e captados pelos próprios artistas em suas casas. Foi a primeira ação iniciada nas redes sociais do Theatro Municipal assim que a programação foi suspensa por conta da Covid-19 e que agora será ampliada. Com a hashtag ArteNaoPara, que prossegue, músicos, cantores e bailarinos têm campo livre para criação de performances espontâneas.

Entre as novidades do Arte Presente, estas selecionadas pela equipe da direção artística do Municipal, estão a gravação de novas performances de câmara com músicos da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM) em repertórios que, às vezes, dialogam com a dança, e um laboratório de experimentações sonoras com obras pouco conhecidas do público envolvendo as linguagens artísticas da casa e outras manifestações, como a poesia e o cinema.

Músicos da OSM interpretando Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, o Coral Paulistano cantando Suíte dos Pescadores, de Tom Jobim e Dorival Caymmi, e Bachianas n.6, de Villa-Lobos, com o duo flauta e fagote da Orquestra Sinfônica Municipal e integrantes do Balé da Cidade são alguns dos exemplos.


Municipal para Todos

Envolve todos os conteúdos de caráter pedagógico e formativo. Serão oferecidas aulas pontuais e cursos teóricos de ópera e música clássica. O curso “O Quarteto de Cordas”, em que o violista Marcelo Jaffé, do Quarteto de Cordas da Cidade, resgata o contexto histórico de criação da formação quarteto é um exemplo.

Haverá também o Solistas Digitais, que consiste na disponibilização de gravações de redução para piano de concertos famosos, que poderão ser usados como material de estudo e desenvolvimento por músicos de todo o Brasil.

A iniciativa visa atender, principalmente, aos jovens músicos de orquestra, seja dos instrumentos de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos), das madeiras (clarinete, flauta, fagote e oboé) ou dos metais (trompa, trompete e trombone). Os interessados poderão baixar as gravações para estudar em casa e ainda gravar sua versão acompanhado da pianista do Municipal, Cecília Moita. As peças escolhidas são muito tocadas pelas orquestras e nas audições em concursos, daí a importância formativa. O acesso às gravações se dará por meio de inscrição no site do Theatro Municipal.

E outra novidade que já estreou essa semana são as lives no Instagram do Theatro Municipal com profissionais do complexo cultural em descontraído bate-papo com curiosidades sobre o que acontece no dia a dia de trabalho e que o público não tem acesso.

É o projeto Lado B do Municipal, com colaboradores que não sobem ao palco, mas fazem o espetáculo acontecer. Histórias do técnico de palco e seus desafios para garantir que tudo saia como o planejado, aquele figurino mais requintado que exigiu maior tempo de confecção da costureira e as preciosidades guardadas no arquivo musical do Theatro Municipal serão revelados nas conversas semanais.

Toda segunda-feira, às 18h, tem um encontro marcado com dois convidados. A primeira transmissão foi ao ar no dia 11 e a próxima acontece em 18 de maio.

Outro conteúdo da série Municipal para Todos celebra os 30 anos da Orquestra Experimental de Repertório, completados em 2020. O público poderá conferir vídeos com depoimentos de músicos sobre a história do grupo.


+ Presença Digital

As novidades anunciadas complementam o que o Theatro Municipal já vem trazendo para o ambiente online como o #ArteNaoPara, as gravações inéditas das nove sinfonias de Beethoven pela OSM e a parceria digital entre o Balé da Cidade de São Paulo e a São Paulo Cia. de Dança para uma série de vídeos da campanha “Corpus: Alma e Esperança”.

O Podcast Theatro Municipal também segue com episódios trazendo entrevistas e música de qualidade. Apresentado pela pesquisadora e musicóloga Ligiana Costa, é um delicioso mergulho nos conteúdos especiais sobre ópera, música clássica, balé e as mais diferentes linguagens artísticas.


Sinta-se à vontade

O Theatro Municipal de São Paulo é seu e de todos nós. E isso não muda, mesmo enquanto permanece fechado. Iniciada em fevereiro e suspensa no mês seguinte por conta da crise causada pelo novo coronavírus, a Temporada 2020 traz a mensagem ‘Sinta-se à vontade’, em campanha que já está no ar nos canais digitais do Theatro – a íntegra no YouTube . E é esse o convite que o Municipal faz a todos para aproveitarem a programação na internet enquanto as atividades no palco com público na plateia não retornam.

A campanha apresenta um teatro ressignificado que para muitos era considerado elitista e inacessível, mas que agora apresenta uma diversificada programação e acessível a todos os públicos.

Criado pela DOJO e produzido pela Void Vision, o vídeo gravado antes do isolamento social ser decretado traz os bailarinos Leonardo Silveira e Grécia Catarina, integrantes do Balé da Cidade de São Paulo, interpretam coreografia de Ismael Ivo, diretor artístico da companhia, ao som de Quarteto n° 3, de Claudio Santoro, com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo que é formado por Marcelo Jaffé (viola), Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos) e Rafael Cesario (violoncelo). Ao fundo, como figurantes, alguns dos funcionários do Theatro Municipal.


Veja também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários