“Uma a cada dez” é o título da intervenção inédita criada pela artista Fernanda Gassen para o Instituto Ling, em Porto Alegre. A produção é marcada pelas relações entre a arte e a política. Por trás de um desenho poético e sensível pintado em aquarela, há uma segunda camada simbólica que representa os números impactantes da violência contra as mulheres no Brasil.
Fernanda desenhou 1440 retângulos para ilustrar cada minuto do dia, preenchendo alguns deles com diferentes tons para marcar os números de estupro e feminicídio. Os quadradinhos em laranja lembram que, a cada sete horas, uma mulher é morta em nosso país; enquanto os pintados em azul mostram que, a cada dez minutos, uma é estuprada – 53% delas são meninas menores de 13 anos, simbolizadas na intervenção em um tom mais claro, e as outras 47% são mulheres a partir de 13 anos, retratadas pelos blocos escuros.
Desenvolvida em um espaço com seis metros de largura e quase três de altura, a obra levou cinco dias para ser executada. Os bastidores da produção, que puderam ser acompanhados em tempo real por quem passou pelo Instituto Ling no começo de junho, foram registrados em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, disponível no canal do YouTube do centro cultural.
A obra faz parte do Ling Apresenta, projeto que estreou em abril deste ano recebendo o artista visual bajeense Bruno Tamboreno e que ainda contará com intervenções de outros dois nomes da arte contemporânea que participarão da iniciativa até o fim do ano a convite da curadora Luísa Kiefer. O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
Fernanda Gassen vive e trabalha em Porto Alegre. Possui doutorado em Poéticas Visuais pela UFRGS, graduação pela UFSM e atua como professora de Artes Visuais no CAp/UFRGS. Em seu processo artístico recente, reportagens criminalísticas, pesquisas estatísticas e literatura de gênero são vertidas em proposições gráficas, propostas conceituais ou estruturas visuais que pensam essas recorrências. As noções de quantidade, repetição, expressão numérica, acúmulo e proporção que caracterizam esse tipo de referencial também estão presentes em sua poética, seja na construção dos trabalhos ou nas suas formas de apresentação.
Ling Apresenta: Fernanda Gassen, com intervenção artística inédita Obra Uma a cada dez
Artista: Fernanda Gassen
Curadoria: Luísa Kiefer
Período de visitação: até 30 de julho, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca
Leia também:
MASP Escola apresenta curso “Mulheres artistas dos séculos 16 e 17”
O Espaço Arte M. Mizrahi, no centenário do surrealismo, apresenta a exposição coletiva 'Quimeras –…
O Espaço 8, em São Paulo, inaugura em 09 de novembro, a exposição "Dilúvio no…
A Galeria Estação foi ocupada, ao longo de 2024, por cinco mostras inéditas especialmente idealizadas…
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…