foto: Aline Canassa
A exposição de longa duração “Palavras Somam”, em cartaz no MAB FAAP, ganha novas obras a partir do dia 23/5. Com curadoria de Laura Suzana Rodríguez, a mostra joga luz sobre a presença e a potência da palavra nas artes visuais.
Lívia Aquino é pesquisadora do campo da cultura e das artes visuais, professora e artista. Na exposição, apresentará duas obras: “Gritemos” e “Sussurro”, produzidas em 2019, especialmente para a mostra.
“Gritemos”, expressão em 1.ª pessoa do plural do imperativo afirmativo, sugere uma possível ação coletiva diante das estatísticas de violência vividas atualmente pelas mulheres. “Sussurro”, como oposição, trabalha a partir do silenciamento de algumas mulheres como condição para que a violência seja naturalizada. Juntas no espaço indicam certa distância ou proximidade do corpo por meio da palavra lida e ouvida.
Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participa do Grupo de Pesquisa Proposições Artísticas Contemporâneas e seus Processos Experimentais, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
É professora nos cursos de pós-graduação em Fotografia: Práticas Poéticas e Culturais e em Práticas Artísticas Contemporâneas e no tecnólogo em Produção Cultural da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.
Em 2015 foi contemplada com o Prêmio Funarte Marc Ferrez. Participou de exposições na Pinacoteca de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Instituto Tomie Ohtake, na Fundação Joaquim Nabuco, no Museu de Arte de Ribeirão Preto, e no Sesc São Carlos.
Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 17 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.
A Galeria 18 abre no dia 12 de março a exposição individual “Tudo isso para…
O Prêmio Pipa vem ganhando destaque no mercado brasileiro de arte contemporânea como um importante…
"O Grito", de Edvard Munch, é uma das pinturas mais impactantes da história da arte. Se…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand abre, em 28 de…
A Gomide&Co tem o prazer de anunciar a mostra que inaugura seu calendário expositivo de…
O MAM São Paulo, com mais de 77 anos de história, possui uma coleção marcada…