Fotografia

Conheça Jairo Goldflus o seu olhar fotográfico

Desde que voltou ao Brasil, se dedica a processos fotográficos que mesclam imagens e textos para uma comunicação integrada e documental

Por Paulo Varella - julho 25, 2019
14829 0
Pinterest LinkedIn

Jairo Goldflus tem 51 anos, é formado em Comunicação Social e trabalha profissionalmente com a imagem desde 1986. Depois de um período inicial documentando shows passou a trabalhar no mercado editorial, tendo passado para todos os grandes veículos impressos do Brasil.

Jairo Goldflus; Retrato de  Antunes Filho
Retrato de Antunes Filho

Jairo e Gabriela Duarte com quem é casado

Ao longo dos anos, se especializou em direção de pessoas em fotografia. Em 2012 lançou o livro de retratos Publico e, em 2015, Privado.


Alexandra Loras
Alexandra Loras

Após o lançamento da segunda obra partiu para Nova York em um período de estudos e busca de novas linguagens. Em 2017 lançou You are not here, publicação que retrata o cotidiano dos usuários do metrô de Nova York.


Jairo Goldflus; Cortella
Mario Sergio Cortella

Desde que voltou ao Brasil, se dedica a processos fotográficos com conteúdo secundário, mesclando imagens e textos para uma comunicação integrada e documental.


A mostra 2039/20

Fernando Gronstein
Fernando Gronstein

Jairo Goldflus; Marcelo Tas
Marcelo Tas

A mostra foi parte da parceria da instituição com a CBN e o SESC Avenida.

Nela, os 20 retratados de personalidades residentes ou vinculadas a São Paulo, foram provocados pelo fotógrafo a imaginar a cidade em 2039 e escrever sobre ela. “Estava refletindo sobre o que fazer para homenageá-la, então pensei em algo meio George Orwell, 1984, de imaginar o futuro”, conta Goldflus.

Jairo Goldflus; Tabata Amaral
Tabata Amaral

As imagens foram realizadas em processos intimistas, onde apenas criador e criatura ficavam no estúdio, sendo a fotografia o resultado de conversas prévias, priorizadas pelo fotógrafo para descontrair o ambiente.

“Não queria me repetir, queria áreas e vozes diversas. Todos pensam no fundo coisas semelhantes, mas escrevem de maneiras muito diferentes,” observa ele. O resultado são fotos cheias de expressão e naturalidade, além de textos heterogêneos.

O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, por exemplo, abre a sua escrita com um trecho de Gregório de Mattos para pensar na São Paulo futura com exuberância e fertilidade suficientes para que continuemos comprovando que a “flor nasce no asfalto”. A escritora Fernanda Young optou por escrever uma carta acertando as contas com a cidade, naquele ano em que ela — a escritora — completará 69 e a cidade 485. O raper Criolo deixa de lado as letras e palavras musicais para realizar uma composição gráfica com carimbos. Já o chef de cozinha Alex Atala faz sua reflexão em duas linhas e o publicitário Washington Olivetto pensa no futuro do Corinthians.

Washington Olivetto
Washington Olivetto

Os demais fotografados por Jairo Goldflus são a comunicadora e ex-consulesa da França Alexandra Loras, o palestrante e empreendedor Edu Lyra, o empresário Eduardo Mufarej, o cineasta e roteirista Fernando Grostein, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, o muralista Eduardo Kobra, o escritor e apresentador Marcelo Tas, o ator e diretor Marcos Caruso, a dramaturga Maria Adelaide Amaral, a bióloga molecular e geneticista Mayana Zatz, a deputada federal e cientista política Tabata Amaral, a pedagoga Tia Dag, a cantora e compositora Tiê, o ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande, e o diretor, dramaturgo e ator Zé Celso (José Celso Martinez Correa).


Veja também

https://arteref.com/fotografia/saiba-porque-o-dia-8-de-janeiro-e-o-dia-nacional-da-fotografia/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.


Fonte

Enciclopédia Itaú Cultural

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários