Categories: Fotografia

Fogo e risco na arte

Quem é o artista? Zé de Rocha
O que vai ter na exposição? Fotografias
Até quando? 2 de novembro

Imagens criadas com a queima e a fuligem provenientes das “espadas de fogo”. Esta é a atual produção do artista plástico Zé de Rocha, que estará em cartaz na exposição intitulada Risco, entre os dias 05 de outubro a 02 de novembro de 2012, na Galeria do Conselho em Salvador-BA.

O risco é princípio de criação para Zé de Rocha, que parte da polissemia desta palavra na língua portuguesa, em suas acepções de traço feito numa superfície e de possibilidade de passar por perigo. Para tanto, o artista corre riscos ao construir suas obras: apropria-se de um artefato peculiar feito com bambu, argila e pólvora (espécie de busca-pé) chamado de “espada” ou “espada de fogo”, desvinculando-o de seu emprego original e utilizando-o como instrumento para riscar/desenhar.

Na verdade, a “espada de fogo” faz parte da “Queima de Espadas”, manifestação cultural que ocorre durante os festejos juninos em todo o recôncavo baiano, mas, principalmente, em Cruz das Almas, cidade natal de Zé de Rocha. Este folguedo atravessa gerações e remonta costumes medievais da Espanha e de Portugal. Um risco comum a muitas festividades tradicionais estabelecidas em torno do embate com o perigo.

O que o artista propõe ao espectador é uma experiência estética a partir do fascínio exercido pelo fogo e pelo perigo, da convivência com o risco como fator inerente a toda atividade humana. Matéria para a sua arte, o risco que Zé de Rocha apresentará nesta mostra estará presente em grandes painéis de lona queimada e em vídeo.

O artista

Zé de Rocha é graduado pela Escola de Belas Artes da UFBA, onde atualmente é aluno no curso de Pós-Graduação em Artes Visuais e desenvolve a pesquisa intitulada Crônicas do Extremo, uma poética do RISCO. Participou de mostras coletivas em inúmeras galerias do estado e, após ganhar o grande prêmio da IX Bienal do Recôncavo (2008), expôs seus trabalhos em Ghiffa, Itália. Recentemente foi um dos premiados no Salão de Artes Visuais de Jequié com o díptico “Prometeu e São João Brincando e Inquisição em Paisagem Cruzalmense”.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago