Os artistas de fotomontagem não são apenas os modernistas. É verdade que este tipo de colagem apareceu com muita força no início do século XX, especialmente entre surrealistas e dadaístas, animados com a ideia de criar realidades paralelas a partir da justaposição de imagens, e muitas vezes de forma minuciosa.
Entretanto, a chegada do século XXI com seu arsenal tecnológico não desanimou os novos artistas. Muito pelo contrário, câmeras poderosas e programas de edição de imagem incentivam este tipo de trabalho, fazendo também a alegria dos usuários de internet, que adoram a confusão muitas vezes causada pelas fotomontagens.
Confira aqui 7 artistas atuais que usam a fotomontagem em seus trabalhos:
Seu projeto “combophotos” faz sucesso no Instagram. McMennamy cria objetos a partir de outros dois elementos existentes e o resultado é, muitas vezes, cômico.
Tyler Sprangler se denomina um “maximalista”, amante de todas as cores e um “dadaísta nu-age”. Estas parecem ser boas definições para um artista que usa uma linguagem muito atual, extremamente colorida e digital.
A partir de imagens que fotografa pelo mundo ou em estúdio, a brasileira Juliana Manara cria um universo muito particular. Muitas de suas obras mostram de forma sutil seu engajamento em questões socioculturais e do meio-ambiente.
A técnica de Joe Webb se aproxima da colagem dos modernistas: suas criações partem de imagens de revistas antigas. As semelhanças acabam aí, porque seu tema mais recorrente é a relação problemática entre o ser-humano e o meio-ambiente.
Este artista trabalha apenas com imagens em preto-e-branco e tem um gosto particular por justapor duas imagens que tenham sido feitas com vinte ou mais anos de diferença e utilizando a câmara escura para realizar a montagem – ou seja: nada de Photoshop. O resultado é bastante surreal.
Eugenia Loli apresenta em seu site uma narrativa para cada série de fotocolagens que cria, deixando claro que a obra extrapola a cena mostrada – algumas obras chegam a lembrar composições de Salvador Dalí.
Este jovem artista francês amante do cinema utiliza imagens retocadas digitalmente para criar um universo imaginário e onírico.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…