Quem é o artista?
José Diniz
Em 2012, foi contemplado pelo prêmio Funarte – Marc Ferrez de fotografia, com o projeto Maresia e a Menção Honrosa no Concurso Fotolivro Iberoamericano – RM Editor Barcelona. Em 2013 foi nomeado pelo British Journal of Photography como um dos 10 fotógrafos internacionais a serem observados. José Diniz publicou os livros “Literariamente” e “Periscope” e contribuiu para os livros “Saara Carioca” e “Vai-e-Vem”.
O que terá na mostra?
Fotografias
Onde vai ser?
Ateliê da Imagem Espaço Cultural (endereço abaixo).
É um bom programa?
Sim, o Ateliê da Imagem, uma escola livre de imagem, responsável pela formação de uma nova geração que hoje é revelada em concursos, editais e projetos em todo o Brasil.
Quando?
De 2 de julho a 10 de setembro
Sertão Cerrado é fruto das inúmeras andanças de José Diniz na região do cerrado brasileiro, bioma que pela intensa e desgovernada ocupação, vêm provocando uma série de desastrosos impactos ambientais e sociais. Considerado por especialistas o “berço das águas” é responsável pelos principais aquíferos e nascentes das bacias hidrográficas brasileiras.
Atento à região que cobre 25% do território nacional, o artista a explora, exaltando os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar que viraram livros que receberam os nomes Vertentes, Fogo cerrado, Terra roxa e Delicadeza bruta. Partindo deles, as imagens se desprendem das páginas e tomam o espaço das paredes dessa galeria, para assim podermos observar melhor como o artista particulariza a visualidade de cada elemento.
Vemos ainda Diniz impregnado dos personagens Rosianos, se lançando à travessia da mata cerrada do Grande Sertão Veredas. Mais uma vez o artista põe seu corpo em movimento na busca de imagens que traduzam sua experiência de deslocamento espacial sem início nem fim definidos.
A pesquisa que Diniz vem fazendo sobre os suportes fotográficos só enriquece e afirma sua posição de artista habilidoso que aposta nas experimentações. Os ‘vivimentos’ de Diniz pelo cerrado não se limitam às imagens fotográficas. Eles se adensam nas escolhas precisas de suas aparências. (texto da curadora Claudia Tavares).
Atualmente o premiado fotógrafo José Diniz mora no Rio de Janeiro. Fez exposições individuais no Rio, em São Paulo, Niterói, Krasnodar [Rússia], Buenos Aires [ARG}, Montevidéo [URU] e Paraty [RJ/BRA]. Participou de exposições coletivas no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos.
Tem fotografias em coleções privadas, no Museu de Fine Arts Houston, e no MAM-Rio/Coleção Joaquim Paiva. Em 2009 ganhou os prêmios Leica-Fotografe e Almirante Tamandaré, Salvador –Bahia. Ganhou ainda o Prêmio Diário Contemporâneo, Belém –Pará em 2010, 2011 e 2013. Em 2011, expôs no III International Discoveries Bienal em Houston, onde os curadores do Fotofest Gallery o escolheram entre 12 novos fotógrafos de 9 países.
SERVIÇO
Sertão Cerrado – fotos do renomado fotógrafo José Diniz
Abertura dia 2 de julho, às 12h
Entrada franca
Livre Visitação: 2 de julho a 10 de setembro
Horário: 2a a 6a feira das 10h às 21h; sábados das 10h às 17h
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur 453, Urca
Tel: 21 2541 3314
www.ateliedaimagem.com.br
Veja também:
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…