Fotografia

Robert Farber, o fotógrafo que influenciou uma geração

O estilo de Robert Farber influenciou gerações de fotógrafos. Seu estilo impressionista e pictórico capta a essência da composição em todos os gêneros, incluindo nus, natureza morta, paisagens e arquitetura. Seus dez livros de arte fotográfica venderam mais de meio milhão de cópias.

Laundromat

Jacqueline Kennedy Onassis trouxe Farber para a Doubleday para a publicação de seu livro “By the Sea”, que ganhou o prêmio de diretor de arte em fotografia colorida. Além de inúmeros prêmios criativos, Robert Farber também recebeu o prêmio de fotógrafo do ano da PMA (Associação de Fabricantes de Fotografia), Prêmio ASP Internacional do PPA (Fotógrafos Profissionais da América) e da Sociedade Americana de Fotógrafos. Este prêmio foi dado para aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a ciência e arte da fotografia. Alguns ganhadores anteriores deste prêmio incluem o Dr. Edwin Land (inventor da Polaroid), George Hurrell e a National Geographic.

O trabalho de Farber com nus na arte e no mundo comercial é conhecido e respeitado. Ele lecionou para a Ogilvy & Mather sobre o “Nude in Advertising”. A ASMP solicitou o uso dos nus de Farber como exemplos do aplicativo artístico em apoio ao National Endowment of Arts, após seu apoio à controversa exposição Mapplethorpe / Serrano. Seu livro, Farber Nudes, também foi incluído na coleção de propriedades de Jacqueline Kennedy Onassis.

White nude

As fotografias de artes finas de Farber foram publicadas em praticamente todas as formas. Farber expôs em galerias e museus em todo o mundo. Ele palestrou no Instituto Smithsonian, na George Eastman House, bem como em Universidades e grupos profissionais nos Estados Unidos, Japão, Austrália e Europa. Além de sua fotografia de arte, o trabalho de Robert Farber abrange grandes campanhas de moda, beleza e publicidade, além de direcionar para TV e cinema. Um documentário que destaca a vida e a carreira de Farber está em desenvolvimento para a PBS.

Walking the dog
Robert Faber

Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

2 dias ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

2 dias ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

2 dias ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

2 dias ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

2 dias ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

2 dias ago