Galerias e Eventos

Abstrações (ou quase)

Por Equipe Editorial - novembro 12, 2021
41 0
Pinterest LinkedIn

A arte abstrata cria composições de formas e cores que se desobrigam de corresponder a objetos reconhecíveis no mundo sensível.

Mais: a abstração é como aquela nuvem no céu que pode parecer coisas diferentes para diferentes pessoas e que se transforma à medida em que lhe damos nossa contemplação. Tenho cá para mim que o artista abstracionista tenta dominar a natureza, fechando-a em formas puras, geométricas e estilizadas, produzindo um feito tranquilizante.

Há grande prazer na contemplação da imagem abstrata: dela emana claridade, racionalidade, atemporalidade, delimitação e simplicidade. Somos transportados por ela, elevados a uma espécie de absoluto, como em experiência espiritual. Quando nos acostumamos a contemplá-la sentimos satisfação pela sensação de mistério e pelas possibilidades de interpretação que ela oferece.

Adalgiza brinca de harmonizar cores em pleno domínio da ocupação de grandes espaços enquanto Matiolli simplifica organizando em beleza o caos do mundo real. Com cores inusitadas, Ariane classifica os objetos fazendo-nos interpretá-los diversos a cada olhar, já Ciça explode tintas em fluidez colorida que nos faz embalados ou lisérgicos. Cria seres quase abstratos, a artista Flávia, nascidos de mente fértil, poderosas mãos e fornos quentes. Gisele abstrai elegantes cores e formas nas telas enquanto brinca de criar as ‘nanas’, quase-pessoas, que também transforma em suporte de cores e formas. Marcolla amplia pequenos objetos de forma dramática a ponto de roubar-lhes a identidade e entregar-nos elementos misteriosos. São artistas dramaticamente abstracionistas. Ou quase, já que nos instigam a imaginar seus mundos irreais se transformando?

‘A arte abstrata é a mais difícil de todas, pois para se entregar a ela é preciso ser bom desenhador, ter grande sensibilidade para a composição e para as cores e – mais importante – ser um poeta autêntico’, Wassily Kandinsky, artista russo, pioneiro na arte abstrata.

Ligia Testa, curadora e produtora artística, setembro de 2021.

Acesse a exposição virtual aqui


QR Code - Exposição virtual Ligia esta

Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários