Galerias e Eventos

ArtSampa 22: Tudo sobre a nova feira de arte de São Paulo

Evento contempla exposições, mesas de conversas e projetos educativos.

Por Thais de Albuquerque - março 15, 2022
205 0
Pinterest LinkedIn

A ArtSampa 22 – A Nova Feira de Arte de São Paulo, está em sua 1ª edição e acontece de 16 a 20 de março de 2022 na capital paulista. O evento foi planejado nos moldes do ArtRio, que já acontece há 11 anos e conta também com a estrutura e a equipe organizadora da feira carioca.

A primeira edição acontece na OCA, projeto icônico de Oscar Niemeyer dentro do Parque Ibirapuera, e aposta em projetos inovadores e originais pensados exclusivamente para a feira.

ArtSampa 22
Fachada da OCA. Foto: parqueibirapuera.org

“Chegar a São Paulo no ano do centenário do movimento modernista é muito emblemático. Temos como compromissos a valorização da arte brasileira, o estímulo a novos artistas e o reconhecimento da arte como forma de expressão da sociedade e sua cultura”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Para selecionar as obras de exposições na OCA, foi formado um comitê curatorial composto pelos galeristas: Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4); Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena) e Antonia Bergamin (antes diretora da Galeria Bergamin & Gomide). A seleção teve participação de mais de 50 galerias e instituições.
A feira terá área gastronômica, espaço de convivência e uma agenda especial com performances, lançamentos de livros e atividades culturais.
Confira a programação das Exposições aqui.

ArtSampa 22
Obra de Adriano Machado da Galeria Kogan Amaro

Conversas

O evento conta também com o programa Conversas ArtSampa, semelhante ao Conversas ArtRio, em que convida curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte para interagir com o público. Na OCA, as conversas irão acontecer no auditório do subsolo, com transmissão simultânea ao vivo no telão do jardim da OCA e também poderá ser acompanhado ao vivo e online no site ArtSampa.
Confira a programação das Conversas aqui.

Registro das Conversas ArtRio 2021

Educação

ArtSampa traz também a versão paulistana do projeto educativo da ArtRio. Entre os dias 3 de março a 20 de junho, a ArtSampa Educação leva o projeto a cinco shoppings, com o objetivo de democratizar o conhecimento e o acesso à arte.
No formato de uma exposição interativa e gratuita, a ação tem também atividades infantis nos fins de semana, além de agenda de visitação escolar. A estreia foi no shopping Plaza Sul, em 3 de março. Na sequência, o projeto chega aos shoppings Metrópole, Campo Limpo, Taboão e D. Pedro Campinas.
A mostra, com curadoria da museóloga e professora de arte Libia Schenker, se desdobra em dez totens que contam os principais períodos da história da arte, do Renascimento ao Expressionismo Abstrato, reunindo nomes como Monet, Cézane, Picasso, Matisse e Miró. Os totens possuem um QR Code que direciona para um site, onde você terá acesso as gravações com a voz da cantora Roberta Sá.
Confira a programação da Educação aqui.

Leia também!

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários