Galerias e Eventos

Galeria Le Salon, no RJ, inaugura exposição coletiva “Dar Bandeira”

A mostra ocupará todo o espaço expositivo da Villa da Ladeira, de 7 a 15 de janeiro.

Por Equipe Editorial - janeiro 3, 2023
792 0
Pinterest LinkedIn

A exposição coletiva “Dar Bandeira” será inaugurada em 07 de janeiro de na Galeria Le Salon H, na Villa da Ladeira, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Shannon Botelho, a mostra tem a participação de 18 artistas contemporâneos, que apresentam um conjunto de obras de poéticas, estéticas e suportes diferentes para legitimar bandeiras.

Com trajetórias já conhecidas no circuito da arte, os artistas Ana Coutinho, André Vargas, Benoit Fournier, Beto Fame, Carolina Bezerra, Cibele Nogueira, Cibelle Arcanjo, Cristina Suzuki, Gabriela Noujaim, Guilherme Kid, Ivar Rocha, a dupla Leandro Barboza e Gustavo Speridião, Maria Raeder, Mariana Guimarães, Matheus Ribs, Os Bandeiras – Renato Bezerra de Mello, Mayra Rodrigues e Rogério Reis -, Pedro Carneiro e Sandra Lapage assinam bandeiras emblemáticas para a atual história do Brasil.

Exposição coletiva Dar Bandeira
“Amor Além da Dor”, de Gabriela Noujaim

A exposição coletiva “Dar Bandeira” reúne diversas propostas de bandeiras, desde o símbolo nacional à possíveis interseções de linguagens de bandeiras. “A expressão “dar bandeira” possui muitas conotações, porém uma define melhor o conjunto de obras apresentados na Vila da Ladeira, que é a entrega de uma mensagem codificada em gestos artísticos. O projeto nasce de uma necessidade de celebrar a possibilidade de tecer recomeços políticos num país fraturado pela conjuntura social, econômica e política vividas nos últimos anos”, explica Shannon Botelho.

“Em ‘Dar Bandeira’, propomos que cada bandeira afirme a pluralidade na unidade. Cada artista é um indivíduo pensante e atuante, marcado por sua poética, mas que compõe a beleza da pluralidade no desejo de uma realidade mais democrática, justa e possível”, afirma o curador.

Exposição coletiva Dar Bandeira
“Bandeira Cansada” (2022), de Maria Raeder

A mostra ocupará todo o espaço expositivo da Villa da Ladeira, casa principal do arquiteto José Zanini Caldas, localizada no bairro do Cosme Velho, com construção datada de 1977. O espaço é um lugar dedicado a eventos artísticos em sinergia com a atividade da Galeria Le Salon H. Segundo Yaël Halberthal e Philippe Zagouri, diretores da Le Salon H, “este projeto de apresentar bandeiras é uma maneira de celebrar este novo espaço e ratificar a nossa ligação com a cena artística brasileira”.


Serviço

Exposição Dar Bandeira
Direção: Yaël Halberthal e Philippe Zagouri
Curadoria: Shannon Botelho
Villa da Ladeira | Galeria Le Salon H
Abertura: 07 de janeiro de 2023, das 13h às 19h
Visitação pública: até 15 de janeiro de 2023
Entrada gratuita
Rua Ladeira do Ascurra, 330, Cosme Velho. Rio de Janeiro – RJ
Horário: 13h às 18h, de segunda a sexta | 13h às 19h, aos sábados | 13h às 17h aos domingos.


Leia também:
Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita durante as férias

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários