Galerias e Eventos

MAC Niterói apresenta o melhor da arte contemporânea argentina

Com organização da Act., "Un lento venir viniendo – Capítulo I" traz um recorte da Colección Oxenford

Por Equipe Editorial - novembro 10, 2022
30 0
Pinterest LinkedIn

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe, entre os dias 19 de novembro e 26 de fevereiro de 2023, a exposição Un lento venir viniendo – Capítulo I. Este é o primeiro projeto de exposição da Act. Na mostra, público terá a oportunidade inédita de apreciar um recorte da Colección Oxenford por meio de cerca 550 peças de 150 artistas. A coleção é fruto de uma paixão do empresário e colecionador argentino Alec Oxenford pela arte contemporânea de seu país.

“Ao conhecer a Colección Oxenford, percebi junto a Alec o potencial institucional deste acervo que retrata de forma exclusiva a produção contemporânea argentina. Assim nasceu a ideia de uma exposição sem precedentes nas instituições brasileiras, com o objetivo de reunir as práticas artísticas da Argentina e do Brasil – países que, apesar de vizinhos, carecem de um intercâmbio cultural mais próximo”, afirma João Paulo Siqueira Lopes, um dos idealizadores da exposição e diretor da Act.

Com curadoria do poeta e curador argentino Mariano Mayer, a mostra é composta de 57 obras e apresenta uma diversidade de linguagens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações visuais e sonoras, performances, esculturas, colagens e publicações.Destaque também para trabalhos de artistas fundamentais para a arte contemporânea argentina como Guillermo Kuitca, Julio Le Parc, Alejandra Seeber, Marcelo Pombo, Fernanda Laguna, Diego Bianchi, Claudia del Río, David Lamelas, Valentina Liernur, Juan Tessi, Karina Peisajovich, Eduardo Navarro, Silvia Gurfein e Alberto Goldenstein, entre outros.

MAC Niterói
“Arrecifes Rosa” (2000) – Marcelo Pombo

Este é o primeiro ato de um projeto itinerante que também será apresentado no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, ao longo de 2023. Cada capítulo vai exibir uma seleção diferente de obras da Colección Oxenford, respondendo a uma proposta curatorial inspirada por um episódio emblemático do contexto cultural local, fortalecendo o diálogo entre os cenários artísticos brasileiro e argentino.

A pintura como matriz e como problema, a cidade e as formas do urbano, os espaços de sociabilidade artística, a literatura e as outras artes, os vínculos afetivos e as formas de desaprendizagem são algumas das temáticas abordadas na exposição. Realizado via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Globant e Itaú, o primeiro capítulo da mostra ocupará todos os espaços do MAC Niterói.


Serviço

Ministério do Turismo, Itaú, Globant, Act. e MAC Niterói apresentam: Un lento venir viniendo – Capítulo I.
Período: 19.11.2022 – 26.02.2023
Local: MAC Niterói . Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ


Leia também:
Casa França-Brasil recebe mostra de fotos sobre resiliência feminina

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários