Bate-papo

MAMM promove aula aberta sobre liberdade baseada em Huxley e Orwell

A ideia é discutir a ideia existencialista de liberdade, segundo a qual cada um é absolutamente responsável por suas escolhas

Por Equipe Editorial - julho 2, 2019
1157 0
Pinterest LinkedIn

As duas mais famosas distopias literárias do século vinte, “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, e “1984”, de George Orwell, são a base para a aula aberta “Liberdade — Possibilidade, Escolhas, Condicionamentos”, que acontece no Museu de Arte Murilo Mendes nesta sexta-feira, 5, às 15h. 

Na aula, as obras literárias servem de base para guiar a reflexão sobre as possibilidades de escolhas na realidade atual. Conhecimentos do direito, filosofia e sociologia auxiliarão o diálogo com a participação do professor de letras Waldyr Imbroisi, do professor de história Raphael Reis e do acadêmico de direito Ivo Meirelles.

De acordo com Imbroisi, organizador da aula, a ideia é “trabalhar alguns conceitos da sociologia relacionados aos condicionamentos que cada meio impõe aos sujeitos e discutir a ideia existencialista de liberdade, segundo a qual cada um é absolutamente responsável por suas escolhas”.

Essa aula aberta integra o projeto Leituras Temáticas do MAMM, que busca fomentar a formação de público através da realização de oficinas, palestras e ações que envolvam a discussão da arte e da contemporaneidade. A aula aberta “Liberdade — Possibilidade, Escolhas, Condicionamentos” acontece em parceria com curso Aporia. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia.


Serviço

  • Data: 5 de julho (sexta-feira)
  • Horário: às 15h
  • Local: Museu de Arte Murilo Mendes — Rua Benjamin Constant, 790, Centro
  • Entrada Franca
  • Telefone: 3229 – 9070 (MAMM)

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here