Galerias e Eventos

MASP apresenta seminário dedicado às histórias da ecologia

O seminário é o primeiro de uma série que antecipa o programa do MASP dedicado ao tema durante o ano de 2025

Por Equipe Editorial - outubro 28, 2022
59 0
Pinterest LinkedIn

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em parceria com o Museu Lenbachhaus, sediado em Munique, Alemanha, apresenta, nos dias 9 e 10 de novembro de 2022, o seminário Histórias da ecologia, antecipando o programa do MASP dedicado ao tema durante todo o ano de 2025. Com a participação de teóricos, curadores, artistas, ativistas e pesquisadores de diversas áreas, o programa online e gratuito visa estimular o debate e a pesquisa sobre questões da ecologia em conexão com a cultura visual e as ciências humanas e da natureza, bem como práticas curatoriais e artísticas. O evento tem patrocínio do Instituto Votorantim.

O seminário vem incrementar a missão do MASP no estabelecimento de diálogos críticos e criativos entre o passado e o presente por meio das artes visuais. A noção de histórias – diferente da História tradicional – sugere narrativas mais abertas, multívocas, inacabadas e não totalizantes, abrangendo não apenas relatos históricos, como também histórias pessoais, contos e narrativas ficcionais. 

Para o seminário, foram convidados palestrantes de distintas áreas de conhecimento: Brigitte Baptiste, Chico Mandira, Filipa Ramos, Gabriel Mantelli, Jaime Vindel, Judy Chicago, Nego Bispo, Rachel O’reilly, Stefanie Hessler, Steve Kurtz, Txai Suruí e Vandana Shiva. O grupo reflete sobre temas como emergências climáticas, direitos dos animais, democracias vivas,  cultura e economia fósseis, luta ambiental, cosmologia indígena, saberes da floresta, ecofeminismo e transecologia, entre outros.

Os encontros serão transmitidos por meio do perfil do MASP no YouTube, com tradução simultânea para Libras, português, inglês e alemão. Para receber o certificado de participação, é necessário realizar um cadastro por meio de um link que será fornecido durante o seminário. Os certificados serão enviados ao e-mail cadastrado dos participantes inscritos que assistirem aos dois dias de seminário.

A iniciativa tem organização de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP; André Mesquita, curador do MASP; David Ribeiro, assistente curatorial do MASP; Isabella Rjeille, curadora do MASP; María Inés Rodríguez, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea do MASP.

Serviço

Seminário Histórias da ecologia
Organização: MASP e Lenbachhaus
Data: 9 e 10.11.22, das 11H às 16H30
Canal de YouTube do MASP


Leia também:
Pina Estação apresenta Jonathas de Andrade: “O rebote do bote”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários