Galerias e Eventos

Notícias no mundo da literatura nacional (Julho/2021)

Por Equipe Editorial - agosto 12, 2021
99 0
Pinterest LinkedIn

Dentro do mundo da arte, no Brasil, tivemos diversas notícias na última semana, que variam desde a abertura de cursos de arte contemporânea, até a abertura do edital para Bienal de arte contemporânea do SESC da Paraíba.

Contudo, quando falamos de arte, temos uma grande gama de modalidades e estilos que podem ser seguidos pelo artista.

Desde as artes plásticas, passando pelo cinema e pela fotografia, até a literatura, são todas maneiras de expressão artística que vêm sendo cada vez mais valorizadas na sociedade atual.

Ainda, dentro de cada uma destas artes, como dito acima, existem uma gama de estilos que podem ser seguidos pelo artista.

Na literatura e na escrita, temos o exemplo de uma dissertação em prosa, uma narrativa, um soneto, um poema, um conto e até uma crônica que possuem estruturas e metodologias de desenvolvimento completamente diferentes.

O mesmo ocorre nas artes plásticas, onde temos estilos e técnicas completamente distintas, como a pintura a óleo, a aquarela, o carvão e inúmeros outros materiais e técnicas utilizadas pelos artistas plásticos.

No entanto, no presente artigo o foco será destinado ao mundo da literatura e às notícias que ocorreram no último mês sobre o assunto.


Itaú Cultural e o lançamento de novos autores

Itaú Cultural

Como é possível notar na sociedade dos dias de hoje, os artistas passam a ter mais e mais valorização profissional ao longo dos anos, de modo que a arte também é vista hoje como um serviço essencial para a manutenção econômica de uma nação.

Grande exemplo disso é a rentabilidade do cinema em um panorama mundial, de modo que bilheterias chegam a arrecadar até bilhões de dólares anualmente.

Contudo, inúmeras outras áreas do mundo das artes vêm ganhando renome e reconhecimento profissional e, principalmente, governamental, através de projetos de apoio, fomento e divulgação de trabalhos.

No mês passado, mais precisamente no dia 16 de julho de 2021, estreou no Itaú Cultural, plataforma destinada à cultura mantida pelo banco Itaú, uma coluna mensal nova destinada à literatura contemporânea brasileira.

Na coluna denominada Encontros Com a Literatura Brasileira Contemporânea, serão publicados novos autores da cena literária nacional, com o intuito de divulgar trabalhos, projetos, obras e trajetórias de novos escritores.

A primeira publicação da coluna Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea contou com a poetisa Kika Sena, que conta um pouco mais de sua trajetória e percurso ao longo de sua carreira e vida pessoal, mas também, trouxe algumas obras da poetisa, como:

  1. Alagoana
  2. Des-Cursos
  3. Menina
  4. Ponto de fuga
  5. Atire-a
  6. Correnteza
  7. Sereia Vulcânica
  8. Escorpianíssima

Kika Sena é graduada em licenciatura em Artes Cênicas através da Universidade de Brasília e é pesquisadora em diversas áreas, como gênero e sexualidade, raça e classe e inúmeras outras pautas sociais.


O dia nacional do escritor e o reconhecimento de artistas nacionais

Dia do Escritor

Há pouco mais de 61 anos, mais precisamente no dia 25 de julho de 1960, a cidade do Rio de Janeiro realizaria o Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores.

Durante este contexto, a União tinha como seu presidente um dos escritores mais influentes da história da literatura nacional, o grande Jorge Amado, autor de diversos clássicos nacionais, como:

  • Capitães da Areia
  • O País do Carnaval
  • Suor
  • Mar Morto
  • A Estrada do Mar

Após o sucesso deste evento, o ministro da educação e cultura à época, Pedro Paulo Penido, acabou instituindo a data como o dia nacional do escritor.

Até nos dias de hoje esta data é comemorada, celebrada e utilizada para valorizar a literatura e a produção artística nacional como um todo.

Neste ano, no dia do escritor, a revista Forbes decidiu fazer um apanhado com os doze autores brasileiros mais premiados, visando justamente incentivar o consumo da cultura e da literatura nacional.

Os doze nomes que integram a lista da Forbes de escritores nacionais mais premiados são:

AutoresObras
Jorge AmadoCapitães da Areia
Rachel de QueirozO Quinze
Lygia Fagundes TellesAs Meninas
Antonio CandidoFormação da Literatura Brasileira
João Cabral de Melo NetoMorte e Vida Severina
Ferreira GullarUm Pouco Acima do Chão
Dalton TrevisanO Vampiro de Curitiba
Carlos Drummond de AndradeSagarana
Chico Buarque de HolandaEstorvo
Milton HatoumDois Irmãos
Cecília MeirelesRomanceiro da Inconfidência
Paulo CoelhoOnze Minutos

Todos estes nomes possuem renome nacional e internacional e, também, são responsáveis por moldar movimentos e estilos literários e artísticos em seus períodos de atividade.

Portanto, vale a pena conferir a trajetória de cada um destes escritores e se aprofundar no riquíssimo mundo da literatura brasileira.


Considerações finais e menções honrosas

Apesar do enfoque desta reportagem ser destinado à literatura, dentro do mundo da arte, como um todo, houveram várias notícias significativas, como a transformação de uma mansão no bairro do Morumbi em uma galeria de arte e até a venda de um NFT por 600 mil reais que dá direito à um jantar com o vocalista da banda Rammstein.

Portanto, não fique de fora das últimas notícias do mundo da arte, afinal, a cultura e a arte estão sempre se renovando e são ótimas fontes de investimento para qualquer um.


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários