Galerias e Eventos

Pinacoteca recebe exposição de “OSGêmeos” e Mostra indígena

As exposições permanecerão em cartaz até 2021. É necessário reservar antecipadamente

Por Maria Luiza - dezembro 4, 2020
352 0
Pinterest LinkedIn

A Pinacoteca recebe exposição intitulada OSGEMEOS: Segredos e promete uma imersão no universo dos Gêmeos, artistas conhecidos mundialmente como grafiteiros.

Estão presentes no evento com mais de 1000 itens expostos; dentro deste número, há cerca de 50 obras inéditas. Além de possuir instalações sonoras, esculturas e as famosas pinturas dos irmãos Pandolfo.

“Se, na época moderna, o fenômeno artístico tem a cidade como seu lugar de existência, pensar a arte é pensar sua inscrição na urbanidade”, afirma Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca, sobre a exposição que foi montada sob sua curadoria.


Reserve antecipadamente no site da Pinacoteca!


Véxoa: nós sabemos

Acontece pela primeira vez, a Pinacoteca recebe exposição dedicada à produção indígena contemporânea, com curadoria da pesquisadora indígena Naine Terena. Véxoa: Nós sabemos contará com a presença de 23 artistas/coletivos de diferentes regiões do país, apresentando pinturas, esculturas, objetos, vídeos, fotografias, instalações, além de uma série de ativações realizadas por diversos grupos indígenas. Os trabalhos poderão ser vistos pelo público a partir de 31 de outubro no Edifício Luz. A exposição tem o patrocínio do Itaú.

Pinacoteca recebe exposições ; A queda do céu II - Obra da Mostra "Véxoa: nós sabemos"
A queda do céu II – Obra da Mostra “Véxoa: nós sabemos”

Pinacoteca comunica nova curadora

A Pinacoteca de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) comunicam a escolha de Horrana Santoz para ocupar a vaga de Curador(a) Ivani e Jorge Yunes de Pesquisa e Ação Transdisciplinar. O programa é inédito no museu em parceria com a coleção privada, que financiará o salário e todos os encargos da nova funcionária além de um orçamento anual para a programação a ser desenvolvida.

A parceria e o processo seletivo foram anunciados publicamente em setembro de 2020. Foram recebidas 261 candidaturas, dentre eles jovens e experientes curadores, do Brasil e de outros países. “Ficamos muito satisfeitos com a transparência do processo de seleção conduzido pela Pinacoteca e mais ainda com a escolha de uma profissional tão qualificada. Horrana é uma jovem talentosa mulher, com uma bagagem acadêmica e institucional invejáveis”, comemora Beatriz Yunes Guarita, diretora da CIJY.


Você sabe qual é o papel de um curador?


“Horrana chega com seu olhar fresco para ampliar as atividades públicas da Pinacoteca; pesquisar e promover ações em diálogo com as coleções de arte do museu e da família Yunes e colaborar diretamente com o time de curadores da Pinacoteca, um dos mais competentes do Brasil”, afirma Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca de São Paulo. E conclui, “A partir de 2021, o público poderá esperar boas surpresas”, diz Volz.

Horrana de Kássia Santoz, 36 anos, é capixaba, graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atua, desde 2007, no desenvolvimento de novas práticas educativas em museus, espaços culturais, como arte-educadora, mediadora, supervisora artístico-pedagógica, pesquisadora e assistente curatorial. Nos últimos anos, Horrana integrou o núcleo de mediação e programas públicos do MASP.


Coleção Ivani e Jorge Yunes

Iniciada em meados dos anos 70 pelo casal Jorge e Ivani Yunes, a coleção de arte foi sendo construída sem uma preocupação museal, mas a partir do olhar apaixonado do casal, por arte, beleza e cultura. Contempla cerca de 90 mil itens, entre pinturas, esculturas, prataria, arte sacra, documentos históricos, artefatos etno- históricos e coleções de curiosidades.

Em seu acervo preciosidades da história da arte brasileira do século XVIII aos modernos, artistas internacionais e ícones da história da arte universal.

A Coleção Ivani e Jorge Yunes começou a ganhar feições públicas a partir da morte do Dr. Jorge, em 2018. Neste curto espaço de tempo, a coleção passou por um amplo e minucioso processo de documentação, catalogação e higienização e tem sido mostrada em diversos museus no Brasil e no mundo por meio de empréstimos temporários, comodatos e doações.


Serviço:

  • Exposição: OSGEMEOS: Segredos
  • Período: 15 de outubro de 2020 até 22 de fevereiro de 2021
  • Ingresso: R$ 25,00 (entrada) / R$ 12,50 (meia-entrada)
  • Exposição: Véxoa: nós sabemos
  • Período: 31 de outubro de 2020 até 22 de março de 2021
  • Ingresso: Gratuito
  • Local: Pinacoteca de São Paulo | Edifício Pina Luz
  • Endereço: Praça da Luz 2, São Paulo, SP
  • Funcionamento: Quarta a segunda, das 10h às 18h.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários