Galerias e Eventos

Projeto Trilhar apresenta exposição do fotógrafo Araquém Alcântara

Mostra acontece até 14/08 em Ilha Solteira-SP

Por Equipe Editorial - junho 13, 2022
37 0
Pinterest LinkedIn

O Projeto “Trilhar – A Arte que Transforma” é uma iniciativa da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no país. Realizada com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a mostra acontece em Ilha Solteira – SP. A mostra que inaugura o projeto é a “Águas de Araquém”, do fotógrafo Araquém Alcântara. Serão quatro exposições entre junho e dezembro deste ano.

Projeto Trilhar
Praia da Juréia, Peruíbe-SP. 2011. Araquém Alcântara

Com curadoria do pesquisador Rubens Fernandes Junior, o projeto reúne fotografias que trazem como destaque a água e sua relação com figuras como a caiçara, pantaneiro, caipira, indígenas, entre outros povos, numa representação da diversidade cultural e social e da conexão afetuosa e quase religiosa desses povos com o meio ambiente. A exposição fica aberta à visitação do público até o dia 14 de agosto.

Projeto Trilhar: exposições

As próximas exposições agendadas este ano em Ilha Solteira pelo projeto são “Marchetaria do Descarte à Arte”, do artista e educador social Daniel Blanco; uma “Mostra Nacional de Cerâmica Sustentável: da Terra ao Objeto”, com 15 ceramistas mulheres e curadoria de Fernando Zelman; além da mostra “Mundo Melhor e Sustentável”, com trabalhos desenvolvidos por alunos.
Até o final do ano, o Projeto Trilhar prevê uma intensa programação, que contará com palestras e oficinas culturais e educativas, abordando diversos temas, desde sustentabilidade a cidadania, ciência, entre outros.

Sobre Araquém Alcântara

Araquém Alcântara, 70 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação e proteção da natureza brasileira.
Em sua vasta produção constam 57 livros sobre temas ambientais, 22 livros em coautoria, três prêmios internacionais, 32 nacionais, 75 exposições individuais, além de inúmeras reportagens e ensaios para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

Projeto Trilhar
Araquém Alcântara. Foto: Rubens Matsushita

Autor de Terra Brasil – o livro de fotografia mais vendido no país, com uma tiragem total de mais de 100 mil exemplares –, é o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial de colaborador para a National Geographic Society.

Projeto Trilhar
Cachoeira da Fumacinha. Chapada Diamantina. Bahia. 2010. Foto: Araquém Alcântara.

Possui fotografias em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu Internacional do Café, no Japão, Centro Cultural Georges Pompidou, na França, Museu Britânico, na Inglaterra, Museu de Arte de São Paulo (Masp) e Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo.


Serviço

Projeto Trilhar – A Arte que transforma
Exposição “Águas de Araquém”, do fotógrafo Araquém Alcântara

Visitação: Até 14/08/2022
Horários: das 8h às 17h, de segunda-feira a sábado
Local: Museu e Sala de Convenções “Nara Lúcia Nonato”
Praça dos Paiaguás, 135, Ilha Solteira (SP)


Leia também:
Galeria Kogan Amaro, em Zurique, apresenta “Made in Brazil” de Mudano

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários