Galerias e Eventos

Última semana para visitar a “Ocupação Paulo Freire” em SP

Em cartaz até o dia 30, a exposição acompanha a trajetória do patrono da educação brasileira.

Por Thais de Albuquerque - janeiro 25, 2022
92 0
Pinterest LinkedIn

A “Ocupação Paulo Freire” entra em sua última semana em cartaz no Itaú Cultural, onde pode ser visitada até o dia 30 de janeiro (domingo). A mostra foi aberta no dia 18 de setembro de 2021, véspera da comemoração do centenário de nascimento do educador pernambucano, considerado o patrono da educação brasileira. A curadoria é dos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, com expografia de Thereza Faria.

Instalada na Sala Multiuso, no piso 2 da sede do instituto, na Avenida Paulista, a Ocupação Paulo Freire está dividida nos eixos Formação, Angicos, Exílio e Retorno. No conjunto, apresenta cerca de 140 peças, entre 60 fotografias que registram Freire nas mais diversas situações e localidades no Brasil e no exterior. Tratam-se de vídeos e dezenas de originais, desde o Livro do Bebê, feito pelos seus pais quando ele nasceu, até manuscritos de sua autoria, como À sombra desta mangueira, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia.

Última Semana Exposição Paulo Freire
Livro do Bebê – Paulo Freire

São originais, também, poemas e cartas, enviadas por ele e recebidas. Ainda, ali estão exibidas suas marginálias – notas e comentários escritos às margens de livros –, encontradas em publicações de autores como o pintor Johann Moritz Rugendas, Erich Fromm, Aldous Huxley ou Caio Prado Júnior. O material, que pertencia ao homenageado, hoje faz parte do conjunto nomeado pelo Instituto Paulo Freire como biblioteca pré-exílio.

Última Semana Exposição Paulo Freire
Paulo Freire no Teatro Municipal de São Paulo em 1991. Foto: Márcio Novaes.

Última semana

O visitante tem até dia 30 de janeiro pode conhecer também o trabalho de alfabetização de adultos feito pelo educador, o compartilhamento de saber e ideias sobre educação e conferir o mapa interativo intitulado Paulo Freire pelo Mundo, que mostra os mais de 30 países alcançados pela sua obra.

Para ter acesso ao material exibido na mostra e a conteúdos exclusivos, o público pode acessar o hotsite dedicado à Ocupação Paulo Freire dentro do site do Itaú Cultural: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/paulo-freire/


Serviço

Última semana para visitar a “Ocupação Paulo Freire”
Até 30 de janeiro, no piso 2, Sala Multiuso
Funcionamento do Itaú Cultural: terça-feira a domingo 11h às 19h
Não é necessário fazer agendamento de visita e a entrada é gratuita.

Veja mais

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários