Galerias e Eventos

“Uma a cada dez”, a obra que representa a violência contra as mulheres

Obra inédita de Fernanda Gassen em cartaz até 30 de julho em Porto Alegre.

Por Equipe Editorial - julho 14, 2022
60 0
Pinterest LinkedIn

“Uma a cada dez” é o título da intervenção inédita criada pela artista Fernanda Gassen para o Instituto Ling, em Porto Alegre. A produção é marcada pelas relações entre a arte e a política. Por trás de um desenho poético e sensível pintado em aquarela, há uma segunda camada simbólica que representa os números impactantes da violência contra as mulheres no Brasil.

Uma a cada dez
Crédito: Eroica Conteúdo

Fernanda desenhou 1440 retângulos para ilustrar cada minuto do dia, preenchendo alguns deles com diferentes tons para marcar os números de estupro e feminicídio. Os quadradinhos em laranja lembram que, a cada sete horas, uma mulher é morta em nosso país; enquanto os pintados em azul mostram que, a cada dez minutos, uma é estuprada – 53% delas são meninas menores de 13 anos, simbolizadas na intervenção em um tom mais claro, e as outras 47% são mulheres a partir de 13 anos, retratadas pelos blocos escuros.

Uma a cada dez
Crédito: Eroica Conteúdo

Desenvolvida em um espaço com seis metros de largura e quase três de altura, a obra levou cinco dias para ser executada. Os bastidores da produção, que puderam ser acompanhados em tempo real por quem passou pelo Instituto Ling no começo de junho, foram registrados em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, disponível no canal do YouTube do centro cultural.

Uma a cada dez
Crédito: Eroica Conteúdo

A obra faz parte do Ling Apresenta, projeto que estreou em abril deste ano recebendo o artista visual bajeense Bruno Tamboreno e que ainda contará com intervenções de outros dois nomes da arte contemporânea que participarão da iniciativa até o fim do ano a convite da curadora Luísa Kiefer. O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.


“Uma a cada dez”, uma obra de Fernanda Gassen

Fernanda Gassen vive e trabalha em Porto Alegre. Possui doutorado em Poéticas Visuais pela UFRGS, graduação pela UFSM e atua como professora de Artes Visuais no CAp/UFRGS. Em seu processo artístico recente, reportagens criminalísticas, pesquisas estatísticas e literatura de gênero são vertidas em proposições gráficas, propostas conceituais ou estruturas visuais que pensam essas recorrências. As noções de quantidade, repetição, expressão numérica, acúmulo e proporção que caracterizam esse tipo de referencial também estão presentes em sua poética, seja na construção dos trabalhos ou nas suas formas de apresentação.


Serviço

Ling Apresenta: Fernanda Gassen, com intervenção artística inédita Obra Uma a cada dez
Artista: Fernanda Gassen
Curadoria: Luísa Kiefer
Período de visitação: até 30 de julho, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Leia também:
MASP Escola apresenta curso “Mulheres artistas dos séculos 16 e 17”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários