Gente de Arte

Nova galeria de arte Islâmica no Louvre

Por Paulo Varella - julho 26, 2012
4294 0
Pinterest LinkedIn

Louvre abrirá uma nova galeria de arte islâmica

Em 22 de setembro de 2012, o Louvre vai celebrar a abertura de uma nova galeria de Arte Islâmica.

The Galleries irá proporcionar um lar permanente para a incrível coleção de Arte Islâmica do Museu do Louvre, a maior da França e uma das mais importantes do mundo. Mais de 2.500 objetos, muitos dos quais nunca estiveram em exibição pública, ocupará uma superfície de cerca de 3.000 metros quadrados. A abertura marca um momento chave na história do Museu e é a primeira grande intervenção arquitetônica desde a pirâmide de vidro de I.M. Pei de 1989.

Os objetos em exposição foram tirados da própria extensa coleção do Museu, composta por cerca de 15.000 peças, mas também inclui 3.400 obras em empréstimo permanente da coleção do Musée des Arts Decoratifs. As galerias vão apresentar a amplitude cultural de todo o mundo islâmico, da Espanha à Índia, entre o século VII e XIX.

Arquitetura

A nova galeria, projetada pelos arquitetos Mario Bellini e Rudy Ricciotti, contará com um impressionante pavilhão de vidro em dois níveis, coberto por um telhado flutuante de aço, que parece feito de ouro. The Galleries vai abrir o pátio Cour Visconti ao público pela primeira vez.
Concebido pelo arquiteto e museógrafo Renaud Pierard, o design interno da nova galeria vai permitir que os visitantes contextualizem as obras em exibição, situando-as historica e geograficamente, decifrando motivos e figuras, e até mesmo testando as suas próprias conclusões com as de especialistas.
Situado na Cour Visconti a nova galeria é cercada por um redesenhado espaço expositivo dedicado ao “Mediterrâneo Oriental no Império Romano”, que apresenta galerias da Antiguidade Tardia do Mediterrâneo oriental, incluindo obras do Egito Romano e Copta, Síria, Fenícia e Palestina . Este contexto vai dar ao visitante a oportunidade de explorar aspectos de contraste e continuidade entre as  coleções.

Arte Contemporânea no Museu do Louvre

Por ocasião da abertura da nova galeria, o Louvre vai acolher um Festival Contemporâneo de Arte Islâmica até a primavera de 2013, começando em 29 de setembro de 2012, com um concerto ao ar livre de Youssou Ndour na frente da pirâmide.
Ao longo do ano, o Museu hospedará um rico programa de eventos públicos, intitulado “Cartes Blanches”, uma plataforma para o debate em torno da arte e da cultura islâmica que reunirá artistas contemporâneos internacionais de todas as disciplinas. Entre os participantes confirmados estão nomes ilustres, como o cineasta iraniano Abbas Kiaro-stami, o escritor turco e Prêmio Nobel Orhan Pamuk, o coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui e o artista libanês Walid Raad.
Além disso, o festival contará com obras de artistas como o fotógrafo francês de origem marroquina Yto Barrada, o músico franco-líbano Ibrahim Maalouf e o músico franco-egípcio Khalil Chahine.

Patrocinadores

A construção desta nova ala tem sido possível graças ao generoso apoio de vários patrocinadores: a Alwaleed Bin Talal Foundation, Sua Majestade o Rei Mohammed VI de Marrocos, Sua Alteza Sheikh Sabah al-Ahmed al-Jaber al-Sabah, o Emir do Kuwait em nome do Estado do Kuwait, Sua Majestade o sultão Qaboos bin Said al-Said sultão de Omã e do povo de Omã, na República do Azerbaijão, bem como da Total Fundation e Lafarge. Além disso, o projeto recebeu apoio financeiro de doadores individuais, fundações e corporações: Frederic Jousset, a Fundação Orange e Samuel H. Kress Foundation.

Informação ao visitante:

Horário: Aberto todos os dias, exceto terças-feiras, das 9 às 17h45, às quartas-feiras e sextas-feiras até 21h45

Taxas de admissão:

Admissão às coleções permanentes do Museu: € 11.
Entrada gratuita para jovens menores de 18 anos, residentes da UE com menos de 26, os professores titulares “Education Pass”, os desempregados, e os detentores dos cartões “Louvre Familles”, “Louvre Jeunes”, “Louvre Professionnels” ou “Amis du Louvre”, e para todos os visitantes no primeiro domingo de cada mês.

Mais informações no www.louvre.fr

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários