Gente de Arte

Trabalhando em rede: um sistema colaborativo

Por Equipe Editorial - julho 5, 2013
4058 0
Pinterest LinkedIn

Estamos em fase de grandes mudanças dentro do Arte|Ref e ficamos muito felizes em poder compartilhar isto com vocês.

Mesmo com todas as mudanças que vêm acontecendo nos últimos 10 anos as revistas continuam com o mesmo formato dos tempos em que eram impressas.  Algumas revistas colocam espaços para que os leitores possam participar.  Opiniões e sugestões são sempre muito importantes. Mas que tal colocarmos os leitores no papel de editores e de jornalistas?

A partir de hoje o Arteref vai conectar estas pessoas em níveis regionais, nacionais e internacionais para que elas atuem como células de um mesmo organismo, sendo cada uma responsável por seu “nicho”. Sem chefe, mas com liderança; sem “cabeça”, mas com um cérebro coletivo. Fluida, plástica, dinâmica, a rede se sustenta tão somente pela vontade de seus integrantes. Essa aparente fragilidade é a grande força. Para que centralizar as informações em apenas uma célula? Queremos espalhar nosso corpo, membros e frutos para que todos tirem proveito.

Em todas as partes existem pessoas envolvidas em arte  e que, de uma forma ou de outra, estão em contato com eventos e pessoas interessantes para serem divulgados. Quantas pessoas conhecemos que já escrevem sobre arte, vão a exposições, espetáculos, shows pelo puro prazer, mas não usam plataformas para  divulgar suas sensações, pensamentos, fotos, vídeos? Ou se usam, tem dificuldade de divulgar o que fazem? Porque não centralizarmos estas atividades em um único nome: Arte e referência.

Dentro deste processo de abertura do Arteref, determinamos o que é importante para este processo colaborativo:

Autonomia: Cada integrante mantém sua independência, podendo desligar-se quando pretender, o alicerce da rede é a vontade de participar.

Valores e objetivos compartilhados: O que une os diferentes membros da Arteref é a paixão pela arte e a vontade de divulga-la, com o objetivo maior de fomentar as diferentes atividades artísticas da contemporaneidade.

Participação: A cooperação entre os integrantes de uma rede é o que a faz funcionar. Uma rede só existe quando em movimento. As células não têm obrigação de metas e prazos, tem a liberdade de colaborar quando quiser.

Dinamismo: Uma rede é uma estrutura plástica, dinâmica e em movimento, que ultrapassa fronteiras físicas ou geográficas. Uma rede é multifacetada. Cada retrato da rede, tirado em momentos diferentes, revelará uma face nova.

Reconhecimento: O grupo de células divulgará o nome do autor das matérias dando-o credibilidade.

Recentemente ganhamos duas novas integrantes para o time da Arteref, a Raquel Neves de Lisboa e a Kendyll Gage-Ripa de Washington DC, EUA. Saiba mais sobre elas clicando aqui.

Se você tem interesse em conhecer melhor a nova estrutura do Arteref e acha que pode contribuir com o nosso novo sistema colaborativo, entre em contato conosco [email protected]

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários