Gente de Arte

Walter Zanini

Por Equipe Editorial - fevereiro 4, 2013
4664 0
Pinterest LinkedIn

Walter Zanini (São Paulo, 21 de maio de 1925 – 29 de janeiro de 2013) foi o primeiro diretor do MAC (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) entre 1963 e 1978. Também foi o curador responsável das 16ª e 17ª edições da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, nos anos 1981 e 1983.

Enquanto diretor do MAC, foi o responsável pelas mudanças mais significativas no Museu, como a realização do programa “Jovem Arte Contemporânea (JAC)” entre 1967 e 1974, cujo objetivo era ter um espaço aberto para os artistas jovens que estavam começando na época. Além da JAC, Zanini realizou as exposições “Prospectiva 74” e “Poéticas Visuais”, em 1977, consequências de suas relações com artistas e instituições, tanto no Brasil quanto no exterior, por meio de incentivo a produções experimentais, sobretudo aquelas ligadas à video-arte e arte postal.

Walter, junto com Donato Ferrari Regina Silveira e Julio Plaza, fundou os cursos de graduação e pós graduação em artes plásticas da USP, e mais tarde com o mesmo grupo, idealizou o programa de graduação em artes plásticas na FAAP nos anos 1970.

Graduou-se pela Universidade de Paris VIII em 1956 e obteve doutoramento pela mesma entidade em 1961.

Na década de 1970, tornou-se professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes, onde atuou também como diretor, no período entre 1985 e 1989.

Sem dúvida, sem as transformações de Walter Zanini o sistema de artes no Brasil não seria o mesmo. Ele não só revolucionou, como também foi o primeiro curador e modelador da arte contemporânea.

Walter Zanini faleceu aos 87 anos, de causa não divulgada pela família.

Uma foto recente de Walter:

walter-zanini-top

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários