Gravura

Veja as inéditas gravuras surrealistas da década de 70

Por Equipe Editorial - junho 24, 2016
3692 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista?
Octávio Araújo
Gravador, pintor, desenhista, ilustrador, artista gráfico. Estuda pintura na Escola Profissional Masculina do Brás, em São Paulo, com Edmundo Migliaccio e José Barchitta, entre 1939 e 1943.

O que terá na mostra?
Mais de 20 gravuras.

Onde vai ser?
cAsA – Obras Sobre Papel (endereço abaixo).

É um bom programa?
Sim, a cAsA – Obras Sobre Papel tem como princípio abrir suas portas
para a realização de exposições, encontros, discussão de ideias e promoção da arte sobre papel em todas as suas manifestações, sobretudo a gravura.

Quando?
De 29 de junho a 27 de agosto.

5 ilustradores incríveis para você se inspirar!
“Arte sem freio” dupla de brasileiros criam ilustrações quentes e explosivas.

O mistério e a magia, a mulher e a natureza… Uma justaposição de objetos, figuras e locais, perspectivas invertidas e acúmulos de sentidos. A obra de Octávio Araújo e todas as suas facetas estará em exposição na cAsA – Obras Sobre Papel, na mostra “Octávio Araújo: Alquimia & Gravura”, com inauguração no dia 28 de junho, às 20h.

Com curadoria de Maria do Céu Diel de Oliveira, a individual reúne mais de 20 gravuras produzidas pelo artista na década de 70, a maior parte litogravura. “São alegorias quando assumem um sistema retórico de superação da linguagem, ressignificando uma ideia abstrata através da convivência entre as formas. São alegóricas as figuras, quando seus atributos fundem sentidos, por proximidade ou por sugestão”, define a curadora.

Idealizada por Lúcia Palhano, a mostra vem sendo pensada há mais de um ano, entre trabalhos de pesquisa e uma longa visita a Klara Gourianova e Arinka Araújo – esposa e filha do artista. “Quando comecei a me interessar por gravura, logo me deparei com obras do Octávio e passei a colecionar. Na ocasião da inauguração da cAsA a ideia era abrir com uma exposição dele, mas ele havia acabado de falecer (2015). Então aguardamos um pouco e foi ótimo, pois tivemos a oportunidade de conhecer sua família de perto e entender melhor seu processo criativo e sua história”, conta Lúcia.

A afinidade do artista com o surrealismo, principalmente pela apresentação de uma atmosfera mística, está presente na exposição. “Ele nunca se rotulou. Mas ele sempre se sentiu ligado à questão onírica, ao sonho, expressões além da realidade. Porque no sonho tudo é possível”, comenta Arinka Araújo.

“Nos sonhos, tudo se subverte: a gravidade, a escala, o tempo, o espaço, os lugares… São imagens e ideias independentes, que devem conviver e atravessar os sentidos. São formulações e conjurações mágicas, que devem ser recitadas e observadas à meia luz. Octávio Araújo, em sua generosidade, deixa-nos vislumbrar, através da quarta parede de suas gravuras, um átimo destes lugares da memória, na qual somos convidados a habitar enquanto durar o tempo da contemplação”, finaliza a curadora Maria do Céu.

 


SERVIÇO

Exposição “Octávio Araújo: Alquimia & Gravura”
Idealização: Lúcia Palhano
Curadoria: Maria do Céu Diel de Oliveira
Inauguração: 28 de junho de 2016, às 20h
Visitação: de 29 de junho a 27 de agosto.
Local: cAsA – Obras Sobre Papel (Avenida Brasil, n° 75).
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10 às 19h.
Sábado, das 10 às 14h.
Informações: (31) 2534-0899
Entrada gratuita.

 

Veja também:

Gil Elvgren: o pai das Pin Ups

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários