Literatura

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Por Paulo Varella - agosto 13, 2020
6218 1
Pinterest LinkedIn

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de “O Maior Romance Americano”.

Twain cresceu no Missouri, que mais tarde serviria de inspiração e cenário para inglês sankanka, Huckleberry Finn e Tom Sawyer. Após trabalhar como tipógrafo em diversas cidades, ajudou Orion, seu irmão mais velho, na administração de um jornal. Na ocasião, exerceu diferentes funções, como impressor, tipógrafo e colunista. Tornou-se em seguida piloto de barcos a vapor no Rio Mississippi, antes de se dirigir ao oeste para juntar-se a Orion em diligências a serviço do governo.

A jornada com o irmão terminou quando Twain decidiu trabalhar como mineiro na extração de prata. Frustrado em mais esse intento, experimentou posteriormente carreira no jornalismo. Enquanto repórter, escreveu o conto humorístico The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County, que alcançou imensa popularidade e atraiu para seu autor atenção nacional. Seus diários de viagem, lançados depois, também foram um sucesso. Twain encontrara sua aptidão.

Ele obteve grande êxito como escritor e palestrante. Seu raciocínio perspicaz e suas sátiras incisivas renderam-lhe a admiração de seus pares e o enaltecimento dos críticos, e Twain manteve boas relações com presidentes, artistas, industriais e a realeza europeia. Ele foi laureado como o “maior humorista americano de sua época”, sendo definido por William Faulkner como o “pai da literatura americana”.

Veja aqui algumas das frases de Twain que poderiam ser faladas nos dias de hoje:

“Você acredita em um livro que tem animais falantes, feiticeiros, bruxas, demônios, palitos se transformando em cobras, arbustos ardentes, comida caindo do céu, pessoas andando na água e todo tipo de histórias mágicas, absurdas e primitivas, e você diz que somos nós os que precisamos de ajuda? “

“Deus criou a guerra para que os americanos aprendessem a geografia”

mark-twain-2

“Não tenho medo da morte. Eu estava morto por bilhões e bilhões de anos antes de eu nascer, e não sofri o menor inconveniente disso “.

“Quando eu tinha 14 anos, meu pai era tão ignorante que dificilmente podia suportar o velho. Mas quando eu tinha 21 anos, fiquei atônito com o quanto o velho tinha aprendido em sete anos “.

Mark-Twain-1

“A melhor maneira de se alegrar é tentar animar alguém”.

“A pior solidão é não se sentir confortável com você mesmo”.

mark twain 4

“De todas as coisas que perdi, sinto mais saudades da minha cabeça”.

mark twain 3

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
rogerio nascimento
rogerio nascimento
2 anos atrás

Estava a frente do seu tempo !!