“Instantâneos”, que sai pela Giostri Editora em duas edições bilíngues (Português – Inglês e Português – Francês), é um experimento com o minimalismo, em 50 contos curtíssimos, processo bem diferente dos livros anteriores da autora, Edla van Steen, nos quais algumas narrativas chegavam a ocupar mais de 40 páginas. Com essa mudança, a autora passou a rever palavras, dominar ímpetos ficcionais e reduzir mais e mais, até encontrar a essência do que buscava exprimir.
David George, intelectual norte-americano, e Jacqueline Penjon, professora emérita da Sorbonne, se prontificaram a elaborar as traduções assim que leram o material. “Ambos me fizeram ver imprecisões e me ajudaram. Ao transportarem para suas línguas, me provocavam mudanças no original”, comenta Edla van Steen.
Nesse trabalho, a escritora dá ao leitor a possibilidade de entrar em contato com seu universo de autora observadora da vida e das pequenas coisas do cotidiano. Segundo Edla, “Instantâneos” reflete “a vontade de contar o instante captado como simples imagem, como um poeta sente o momento, como um fotógrafo amador faz o snapshot sem qualquer intenção”.
Gravuras de Arriet Chahin ilustram o livro. Oito dessas obras estarão em exposição na galeria Arte Aplicada a partir do lançamento de “Instantâneos”.
A mostra é complementada por outras 12 gravuras da artista plástica selecionadas pela curadora Sabina de Libman.
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…