marketing

10 dicas para fazer um currículo

Por Equipe Editorial - março 3, 2022
232 0
Pinterest LinkedIn

Se está procurando trabalho, sabe que quanto melhor for seu currículo, maiores serão suas chances de ser chamado para uma entrevista.

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos 10 dicas que irão tornar seu currículo ótimo.


Escolha um bom modelo

O primeiro passo na construção de um currículo é a escolha do modelo.

Para ter uma ideia de qual o modelo mais adequado, procure por currículos de outras pessoas da mesma área. Ao ver os melhores e piores exemplos, saberá exatamente quais os modelos a escolher e a evitar.

Assim que souber aquilo que pretende, poderá encontrar um bom modelo de currículo online. Baixe-o e adapte-o utilizando suas informações.


Não escreva demais

Um curriculum vitae de qualidade é claro, conciso e refere apenas os pontos mais importantes de uma candidatura, por isso nunca crie um documento com mais de 2 páginas.

Os empregadores recebem currículos o tempo todo e é improvável que percam tempo lendo currículos com muitas páginas. Além disso, um currículo com muitas páginas passa a ideia de que você não sabe se focar no essencial.


Adapte seu currículo para cada vaga

Você deve criar um currículo “base” que deverá adaptar para cada emprego a que se candidata.

Procure por palavras-chave na descrição da vaga ou no site da empresa e certifique-se de incluí-las no seu currículo. Isso aumentará suas chances de ser chamado para uma entrevista.


Não ignore suas habilidades

Trabalho em equipe
Créditos: Istockphoto

Na seção de habilidades do seu CV, não se esqueça de mencionar habilidades-chave que podem ajudá-lo a se destacar.

Estas podem ser: habilidades de comunicação ou digitais; capacidade de trabalho em equipe ou de resolução de problemas, ou até dominar uma língua estrangeira.

Mencione apenas as habilidades relevantes para cada candidatura e omita as que não façam sentido para o trabalho específico.


Mantenha seu documento atualizado

É crucial revisar seu currículo regularmente e inserir novas experiências educativas, de trabalho ou de outra natureza.

Por exemplo, se você acabou de fazer um trabalho voluntário ou participou de um novo projeto, certifique-se de mencionar isso – os empregadores valorizam os candidatos que se esforçam por enriquecer sua bagagem pessoal e profissional.


Use uma fonte profissional

Como os empregadores têm pouco tempo para analisar seu currículo, o tipo de letra deve ser o mais claro e de fácil leitura possível.

Você deve usar uma fonte simples e habitual, como Arial ou Times New Roman. Mantenha o tamanho da fonte entre 10 e 12 pontos.

A seleção de um tipo de letra claro e legível ajudará a fazer com que seu currículo pareça mais profissional.

Você também deve se certificar de reduzir ou eliminar os espaços em branco em seu documento.

Muitos espaços em branco podem fazer seu currículo parecer esparso e vazio. Ao reduzi-los, ajudará o leitor a se concentrar no conteúdo.


Chame a atenção para suas conquistas

Na seção de experiência profissional, em vez de listar exaustivamente suas funções em cada trabalho, selecione as três ou quatro realizações ou conquistas.

Sempre que possível, inclua números para justificar suas conquistas. As empresas vivem de resultados e quantificar suas realizações irá demonstrar que pode contribuir ativamente para esses resultados.

Você também pode considerar a inclusão de uma seção separada de “Realizações” para destacar especificamente realizações ou conquistas relevantes em sua educação, experiência profissional, projetos pessoais ou outros.


Crie um endereço de e-mail profissional

E-mail profissional

Nenhum recrutador o levará a sério ou o chamará para uma entrevista se seu endereço de e-mail for algo do gênero de “[email protected]”.

A melhor alternativa é criar um endereço com aspecto profissional, que inclua seu nome, alguns traços e números.

Se seu currículo incluir uma ligação para seu perfil no LinkedIn, assegure-se de personalizar a ligação pelo mesmo motivo.


Diga apenas a verdade

A tentação de exagerar ou de mentir no currículo pode ser grande, mas não caia nesse erro.

Se você conseguir o trabalho, logo será apanhado se não conseguir justificar sua suposta experiência ou habilidades. Isso poderá manchar sua reputação enquanto profissional e fazer com que seja mais difícil encontrar emprego no futuro.


Revise seu documento

Antes de enviar seu currículo, você deve fazer várias revisões para garantir que não existem erros ortográficos ou gramaticais.

Embora existam vários programas e ferramentas de revisão que você pode utilizar, também é útil pedir a amigos ou colegas de confiança que revejam seu currículo.

Essas pessoas podem indicar maneiras de melhorar seu documento ou detectar erros que você ignorou.


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários