mercado

Como ajudar um artista em tempos de quarentena

Listamos algumas maneiras sobre como você pode continuar a apoiar as artes e contribuir para uma comunidade cultural saudável.

Por Paulo Varella - abril 30, 2020
725 0
Pinterest LinkedIn

Devido à nova conjuntura, separei algumas sugestões úteis sobre como ajudar um artista. Pois, à medida que os espaços e eventos de arte se fecharam, toda a comunidade de profissionais deste setor ficou sem uma forma consistente de se manter.

Dito isso, você aprenderá pode continuar a apoiar as artes e a contribuir para uma comunidade cultural saudável, mesmo praticando o distanciamento social.


Neste momento sem precedentes para todos, nossas rotinas diárias estão mudando rapidamente à medida que o mundo tem que lidar com o Corona vírus.

Com a entrada das pessoas em quarentena, as conferências, workshops e exposições independentes foram suspensas. Pessoas de todos os setores estão perdendo salários, atrasando o trabalho e tendo que mudar seus negócios para se adaptarem a um “novo normal”.

Embora os artistas já tenham começado a se adaptar às mudanças e a colocar em prática atividades on-line, há muitas incógnitas que enfrentaremos para as próximas semanas ou mesmo, meses.

O cancelamento generalizado de eventos presenciais afetou muitas empresas – inclusive artistas independentes – que dependem destes, de oficinas, shows e outros locais físicos para pagar suas contas. Agora, mais do que nunca, é importante todos oferecermos suporte aos grupos afetados.


Participe de uma aula de arte online

alexandr Ivanov (pixabay): Como ajudar um artista
Créditos: Alexandr Ivanov

Vender arte não é a única maneira dos artistas se sustentarem. Muitos ensinam em universidades, programas extracurriculares ou oficinas. Muitas conferências e workshops foram suspensos e os eventos presenciais foram cancelados, de modo que as aulas estão se mudando para o espaço online.

Com essas aulas, por exemplo, você pode aprender uma nova técnica artística. Tente usar esse tempo para aprender algo novo, apoiar outros artistas e experimentar arte em sua casa.

Se, como a maioria, você estiver gastando muito tempo observando suas paredes vazias durante esta quarentena, agora pode ser um ótimo momento para recrutar um artista para ajudar você a embelezar seu lar.


Se você pode, doe para as artes

Se você for financeiramente estável, considere doar o dinheiro que você gastaria em ingressos para exposições ao vivo e doe para organizações de artistas, ou mesmo para eles.

Veja se já existe uma campanha local em sua cidade. Caso contrário, considere iniciar uma!


Compartilhe informações em seus grupos

três girafas juntas, Sponchia : Como ajudar um artista
Via Pixabay

Nem todo mundo pode oferecer apoio financeiro em tempos difíceis. O que você pode fazer é compartilhar recursos e informações com artistas, como esta lista de subsídios de emergência.

Você acompanha um artista no Instagram? Compartilhe o trabalho dele com outras pessoas para aumentar seus seguidores e, talvez, ajuda-lo a vender.


Compre obras de arte diretamente de um artista online

Embora você não possa ir pessoalmente às galerias ou participar de aberturas, ainda é possível visualizar o trabalho online. Na verdade, você provavelmente está gastando muito mais tempo online agora. Comprar ou alugar arte online é cada vez mais a norma. Conectar-se diretamente com artistas nunca foi tão fácil.

Não sabe ao certo onde comprar arte? Encontre artistas aqui mesmo no Arteref. O Arteref não recebe nenhuma comissão das vendas de obras de arte exibidas na plataforma e todo o dinheiro vai diretamente para o artista.


Oferecer apoio emocional

children-AnnieSpratt: Como ajudar um artista
Créditos: Annie Spratt

Todo mundo nesse período difícil poderia receber um pouco a mais de apoio emocional. Envie uma mensagem ao artista que você conhece. Agora, mais do que nunca, precisamos aumentar nossos laços sociais e informar às pessoas que apreciamos o trabalho que realizam.

Ser artista em uma economia normal já é uma luta financeira, ser artista durante a maior crise nas artes da história, pode ser muito estressante.


Participar de exposições e aberturas online

como ajudar um artista
Via Pixabay

Só porque reuniões pessoais não estão acontecendo, não significa que você não pode ver arte e acompanhar as aberturas. Em resposta ao fechamento de eventos, instituições e indivíduos estão ficando criativos sobre como seu trabalho é compartilhado com o mundo.

Em Hong Kong, foi criada uma plataforma que permite a visita à galerias e acesso à palestras com artistas online. Agora é possível participar desse universo diretamente do seu sofá.


Incentive amigos e familiares em casa a se envolverem nas artes

Por fim, à medida que escolas, restaurantes, bares, reuniões e eventos fecharam, as pessoas procuram maneiras de ocupar seu tempo em casa.

Apesar de as maratonas na Netflix serem boas por um tempo, o tempo de inatividade também é uma boa oportunidade para enriquecer sua vida com uma nova experiência (digital).

As famílias que têm filhos em casa estarão procurando maneiras de manter seus filhos entretidos e educados.

Incentive seus amigos que normalmente não estão envolvidos nas artes a considerar uma aula de arte online para as crianças ou uma visita virtual a um museu.


Veja também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários