mercado

Como vender arte pelo Instagram

Separamos dicas sobre como explorar essa rede social para fortalecer a sua imagem e ajudá-lo a vender.

Por Equipe Editorial - março 27, 2020
722 1
Pinterest LinkedIn

Ser representado e expor sua arte em uma galeria é bastante difícil. Dessa forma, as plataformas digitais tornaram-se uma ótima forma de viabilizar os negócios dos artistas. De todas as opções que temos disponíveis, vender arte pelo Instagram é, de longe, a melhor.

A plataforma é tão adequada que é quase como se tivesse sido projetada exatamente para esse fim. Portanto, no interesse de ajudar os artistas a apresentar, promover e vender sua arte de maneiras que as pessoas possam entender, apreciar e comprar, separei algumas dicas interessantes do que recomendo ser feito:

  • Verifique se as pessoas podem encontrá-lo. Use seu nome de artista como nome de usuário, não apelidos que apenas seu círculo interno saiba ou nomes que você criou que não têm nada a ver com o seu nome real.
  • Vincule sua página do Instagram em seu site. Facilitar a localização dela é essencial para aumentar as visualizações, os seguidores e as chances de fazer vendas.
  • Poste regularmente conteúdos bons e relevantes. É muito importante que você leve a sério a construção de sua imagem para o público. Postagens frequentes demonstram que você leva a atividade a sério.
Marketing Digital

  • Publique imagens perfeitas de suas obras: em diferentes ângulos, com boa iluminação, próximas a um objeto para as pessoas terem noção de escala. SEMPRE inclua informações essenciais como dimensões totais, tipo de material utilizado, título, data, etc. Não faça as pessoas terem que perguntar.
Vender arte no instagram
Via | Dallas Center for Photography

  • Publique imagens ocasionais relacionadas à sua vida artística. Fotos do seu estúdio, objetos ou assuntos que o inspiram, lugares que você visita para obter ideias para sua arte e assim por diante. Esses tipos de imagens fornecem às pessoas informações sobre quem você é como pessoa, seu processo criativo e como vê o mundo.
Photoarts Gallery
Photoarts Gallery

  • Mantenha sua narrativa ou enredo consistente. Quanto mais unificadas e relacionadas suas postagens e legendas, mais fácil é para as pessoas entenderem e se interessarem por você e sua arte. Com a arte contemporânea, a história é realmente importante – o que você acredita, o que você representa, por que você faz arte, por que as pessoas devem se preocupar com a arte que você faz. As pessoas que sentem que podem se identificar com você de alguma forma têm mais probabilidade de comprar sua arte do que aquelas que não.
  • Verifique se suas imagens estão relacionadas visualmente uma à outra. Os visitantes iniciantes, bem como os fãs mais fervorosos, estão mais inclinados a permanecer quando há consistência na sua apresentação geral. Visitantes confusos nunca ficam muito tempo.
  • Precifique alguns de seus trabalhos ocasionalmente, apenas o suficiente para que as pessoas tenham uma ideia de qual faixa de preço você vende e se elas podem pagar. As pessoas não gostam de perguntar o preço, inclusive as que teriam o dinheiro para pagar.
  • Seja acessível, não faça as pessoas esperarem. Lembre-se de que a arte geralmente é uma compra por impulso; portanto, seja rápido nas suas respostas e não espere tanto tempo que elas começam a perder o interesse.
  • Organize seus trabalhos com hashtags personalizadas. Dessa forma, alguém que gosta de um determinado assunto, tipo ou série de seu trabalho pode ver todas as obras semelhantes de uma só vez clicando na hashtag em vez de vasculhar todas as suas postagens para encontrá-las.
  • Não use hashtags extremamente comuns, tipo aquelas que têm 1 milhão de imagens, como: #arte, #artista, #pintura, e assim por diante. Suas imagens desaparecem quase instantaneamente nesse vasto mar. As hashtags gerais apenas ocupam espaço e não levam a lugar algum.
hashtags instagram

  • Descubra quais delas mostram trabalhos semelhantes aos seus. As pessoas que gostam de certos tipos de arte geralmente seguem hashtags específicas relacionadas a elas.
  • Diga a qualquer pessoa interessada em sua arte como é feito o pagamento, o embalo, o envio e qualquer outra informação que ela precise saber.
  • Quando apropriado, publique imagens de compradores satisfeitos com suas compras recém-adquiridas ou instaladas e expostas em suas casas ou empresas. As pessoas gostam de ver que sua arte está vendendo. Se outras pessoas estão comprando, isso também torna mais aceitável que elas comprem.
Banco de imagens photoarts
Via | Photoarts
Photoarts
Via | Photoarts

Seguindo os tópicos que listei acima, você já terá uma grande evolução na divulgação de seu trabalho artístico no Instagram.

Para finalizar, separei algumas dicas sobre como ganhar mais seguidores nessa plataforma. Afinal, não basta tudo estar organizado; mais pessoas têm que saber que você existe.


1) Divulgue sua hashtag

Tenha uma hashtag relacionada a você ou seu trabalho e verifique se ela está em seu perfil. Além disso acrescente-a em seus recibos, anúncios impressos, eventos relevantes, etc.

Integre campanhas online e offline. Isso garante que sua imagem seja fortalecida em todos os canais de acesso pelo público.

Não basta esperar que as pessoas o encontrem.


2) Altere sua biografia

Não deixe para sempre sua biografia vinculada apenas à página inicial do site seu site.

Altere-a, pelo menos, uma vez por semana. Use esse link em sua biografia para direcionar o tráfego para um conteúdo mais recente ou popular que você tenha.


3) Resposte conteúdos de sucesso

Pesquise as principais hashtags relacionadas ao seu trabalho. Reposte as imagens e vídeos que tiverem mais reações, desde que não sejam publicados por seus concorrentes. Essa é uma boa maneira de conseguir seguidores inicialmente.

É claro, nada disso substitui um conteúdo produzido por você mesmo.


4) Crie um perfil no Buzzfeed

O Buzzfeed possui uma seção da comunidade onde qualquer pessoa pode postar seu próprio conteúdo na plataforma, embora seja necessário seguir as diretrizes do site para criar confiança e obter visibilidade.

Como é um site muito acessado, a chance de te encontrarem por lá e depois visitarem seu perfil aumenta bastante.


Veja também


Fontes

Inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
LETICIA CARDILO DOS REIS
LETICIA CARDILO DOS REIS
3 meses atrás

Muito bom! Esclarecedor e útil até para quem não é diretamente da produção de obras artísticas