Educação

Como se inscrever e ser aceito em exposições coletivas

Fatos e sugestões úteis de como seu trabalho pode ser aceito em uma mostra.

Por Paulo Varella - abril 2, 2020
218 0
Pinterest LinkedIn

Você já se perguntou quais truques são necessários para se inscrever e ser aceito em exposições coletivas? Como a comissão julgadora decide se aceita ou rejeitam obras de arte para exposições, competições ou mostras coletivas?

Com base em conversas com outros jurados de exposições de arte ao longo dos anos, coloquei abaixo algumas dicas, fatos e sugestões úteis sobre como é feita esta tarefa de seleção para uma mostra.

Primeiro, entenda que julgar uma mostra de arte pode ser uma tarefa monumental e demorada. Dependendo do escopo do edital para artistas, as mostras recebem regularmente centenas e, às vezes, mais de 1000 obras enviadas por centenas de candidatos.


Algumas contas sobre exposições coletivas

Suponha que 300 artistas submetam 1200 obras de arte a uma exposição e o jurado gaste um minuto olhando cada peça. Isso chega a um total de 20 horas. É uma quantidade enorme de tempo, e sem mencionar que a comissão precisa restringir essas 1200 obras para uma seleção final de talvez 50 ou mais.

art show 2
Central Galeria

Os jurados que enfrentam essa tarefa normalmente fazem o que podem para selecionar e excluir as obras no menor tempo possível. Isso significa que obras inscritas podem ser eliminadas com base em detalhes técnicos, como imagens de baixa qualidade, erros de ortografia, descrição fora do pedido e assim por diante.


Os desafios que você enfrenta como participante

O desafio para você é fazer o que puder para cativar o olhar dos jurados e fazê-los passar mais tempo olhando sua arte.

Aqui estão algumas dicas sobre como manter sua arte atraente o maior tempo possível:

Como se inscrever em exposições
Casa de leilões Phillips Asia, no Art Jakarta 2019

Siga todas as instruções fornecidas no formulário de inscrição e verifique se há erros antes de clicar no botão de enviar. Isso é realmente importante.

Preste atenção ao número de palavras, aos requisitos de tamanho para a obra, às dimensões máximas permitidas, condições exigidas para o arquivo das imagens e assim por diante. Tudo pode parecer óbvio, mas é aqui que a maioria comete erros.


Alguns programas podem ter opções para exibir trabalhos grandes ou atípicos, se você enviar uma solicitação especial para obter aprovação, mesmo quando permitido, fazer isto pode complicar desnecessariamente a vida para os jurados. Faça isto se você realmente achar necessário.


Gaste tempo reunindo suas imagens, preenchendo a inscrição ou qualquer outra informação que você for solicitado a enviar. Os jurados gostam de ver sinais de que um artista quer realmente entrar em uma mostra. Não é tão difícil para eles perceber quem se importa e quem não.


Louvre Museum, Paris, França
Louvre Museum, Paris, França

Geralmente, os jurados revisam imagens da arte online. Portanto, tire fotos de boa qualidade, ou use um profissional se necessário. Certifique-se de que a arte seja bem iluminada, focada, e pareça o mais próximo possível da realidade.

Além disso, verifique se as imagens ficam boas com a visualização padrão na tela do computador e com a ampliação, onde os jurados analisam detalhes e close-ups.

Se os jurados não conseguirem ver claramente como é a arte, provavelmente não a escolherão. Eles não querem sentar lá e adivinhar, eles querem bater o olho e ter certeza da informação que procuram.


Envie mais de uma obra de arte se puder, e verifique se elas estão relacionadas de alguma forma – por composição, série, tema ou outros critérios.

The Other Art Fair Brooklyn
The Other Art Fair Brooklyn

Várias obras de arte relacionadas dão aos jurados uma ideia melhor da sua obra, o que você está fazendo e para onde está indo.

Costumo ser mais favorável à obras de arte quando posso experimentá-las mais profundamente e ver que elas fazem parte de narrativas maiores para entender e apreciar.


Os jurados não necessariamente sabem quem é você ou sobre o que é sua arte, mesmo que esteja escrito no formulário. Alguns jurados não querem saber quem é o autor da obra.

Dessa forma, podem dar a cada artista e cada obra de arte a mesma consideração. Envie as informações necessárias e breves sobre você se for solicitado. Não assuma que todo jurado irá ler.


Como se inscrever em exposições
Fonte: 21twelveinteractive

Leia todas as informações fornecidas sobre os jurados. Faça o que puder para descobrir em quais tipos de arte eles se concentram ou se especializam. Se possível, veja quais outros programas eles foram jurados e que tipos de arte eles tendem a selecionar. Sim, um pouco de lição de casa faz muito bem!


Crie títulos interessantes para a arte que você enviar. Tudo para desacelerar os jurados e fazê-los passar mais tempo focados em sua obra é bom.

Títulos interessantes também podem fornecer aos jurados oportunidades, pistas adicionais para se conectar com a arte, entender do que se trata e assim por diante. Títulos bem pensados ​​às vezes podem aumentar a experiência de um trabalho.


Seja honesto sobre a sua mídia, especialmente se for digital ou tiver elementos digitais. É menos provável que os jurados escolham uma arte se não tiverem certeza ou não souberem para que meio estão olhando.

Novamente, os jurados não gostam de adivinhar. Na pior das hipóteses, algumas descrições de mídia podem ser deliberadamente ambíguas ou até mesmo enganosas, e isso nunca é bom.


Estande da White Columns, trabalho de Derrick Alexis Coard. Foto: Raquel Pérez Puig

Envie trabalhos recentes. Trabalhos novos ou recentes são uma indicação de que você está ativo como artista. Trabalhos antigos podem fazer com que os jurados se perguntem o quão sério você realmente é em ser um artista. Jurados gostam quando os artistas parecem estar produzindo ativamente. Claro que todo jurado é diferente.


Inove. Não envie a mesma arte para todos os editais, essa é uma boa regra a seguir, não importa para onde você está enviando.

Você corre o risco de enviar uma arte que já foi mostrada em outros programas e alguns jurados podem reconhecê-la.


Envie seu melhor trabalho. Isso não é preciso dizer, mas às vezes me pergunto se todos os artistas sabem.


Certifique-se de que você pretende fazer parte da exposição se sua arte for selecionada, ou seja, entre apenas se tiver certeza. Pesquise todos os detalhes com antecedência.

Em geral, não importa qual seja a situação ou a oportunidade de exibir sua arte, não é bom fazer muitas restrições sobre onde você está disposto a mostrar, especialmente se você está no início de sua carreira.


Como se inscrever em exposições
Via: Unsplash

Me perguntam se os juris olham as imagens do começo ao fim no site e se as vistas no final da lista levam alguma desvantagem. Este problema existe.

Não sabemos como a ordem em que a arte aparece é determinada, mas apenas para garantir, o melhor procedimento é enviar suas inscrições bem antes do prazo final e não espere até o último minuto.


Caso você esteja interessado, estou sempre disponível para dar consultoria sobre qualquer aspecto de sua arte ou carreira artística. Saiba mais aqui.

Para mais informações, ligue para 11 4612-6019 ou envie um e-mail para [email protected].


Veja também:

https://arteref.com/mercado/compreender-o-mercado-de-arte-e-a-chave-para-revender-a-sua-arte-saiba-como-fazer-aqui/

Você quer receber e-books, informações sobre cursos, palestras e mercado de arte?


Fontes:

Avatar

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários