Moda

Met Gala 2023: quando a moda encontra a arte

Por Thais de Albuquerque - maio 9, 2023
430 1
Pinterest LinkedIn

O Met Gala 2023 aconteceu dia 01 de maio e, como sempre, virou notícia no mundo inteiro, já que costuma reunir grandes celebridades que desfilam seus trajes glamourosos e com mensagens políticas nas escadarias Metropolian Museum of Art, em Nova York.

Sobre o Met Gala

A festa acontece anualmente no MET para arrecadar fundos para o Met’s Costume Institute, uma instituição que reúne cerca de 30 mil vestimentas dos últimos 600 anos. O evento existe desde 1948.

O tema do Met Gala 2023

O evento sempre traz um tema e em 2023 foi “Karl Lagerfeld: a Line of Beauty”, em homenagem Karl Lagerfeld, designer de moda alemão e um dos maiores ícones do mundo da moda, que morreu em 2019, aos 85 anos.

Met Gala 2023
Deisgner de moda Karl Lagerfeld

Karl assinou peças e coleções icônicas pela Vogue, Chanel, Chloé, Fendi, entre outras marcas e embora suas criações permaneçam atuais, o designer também é frequentemente lembrado por posicionamentos incômodos.
Muitas de suas declarações envelheceram mal, com falas controversas que endossam a gordofobia, a xenofobia, o machismo e o elitismo, por exemplo.

As declarações polêmicas de Karl Lagerfeld

“Ninguém quer ver mulheres curvilíneas”, disse o estilista, em 2009, à revista alemã “Focus”.

“Se não quiser que suas calças sejam puxadas, não se torne uma modelo! Entre para um convento, sempre haverá um lugar para você no convento”, declarou, em 2018, à “Numero”. Tal declaração foi dita no contexto do movimento #MeToo, contra assédio sexual, e respondia diretamente a denúncias de modelos assediadas por um estilista. O próprio #MeToo foi alvo da visão machista de Karl, que disse estar farto do assunto. “O que mais me surpreende são as estrelinhas que levaram 20 anos para lembrar o que aconteceu. Sem mencionar o fato de que não há testemunhas”.

“Eu conheço alguém na Alemanha que abrigou um jovem sírio e depois de quatro dias disse: ‘A melhor coisa que a Alemanha inventou foi o Holocausto'”.

Entre protestos e homenagens

Por essas e outras declarações a homenagem foi muito questionada e criticada, levando algumas convidadas a se posicionar em protesto. O exemplo mais famoso foi Viola Davis, que usou um vestido rosa pink. A cor era detestada por Karl Lagerfeld, que dizia para “pensar rosa”, “mas não usar”. Como se sabe Viola Davis, além de atriz é uma ativista contra o racismo, o protesto ficou logo evidente.

Met Gala 2023
Viola Davis usa pink em protesto a declarações de Karl Lagerfeld

Mas a grande verdade é que a maioria das estrelas usou marcas registradas em homenagem ao designer, como o uso de pérolas, looks preto e branco e da flor camélia.

Met Gala 2023
Kim Kardashian foi de Schiaparelli, coberta de pérolas
Met Gala 2023
Cardi B coberta de homenagens a Lagerfeld em seu look Chengpeng, a começar pelas imensas camélias na saia.
Met Gala 2023
Lilly Collins de preto e branco usa vestido Vera Wang e colar Cartier.
Met Gala 2023
Jenna Ortega, de Thom Browne cheia de referências de Lagerfeld: vide tweed, correntes, camisa branca, pérolas e até luvinha.

Outro detalhe que marca as criações de Lagerfeld são as alças de corrente da famosa bolsa da Chanel assinada por ele, o uso das gravatas e as roupas de alfaiataria, tão usadas pelo designer.

Met Gala 2023
Kristen Stewart usa alfaiataria, gravata e preto e branco.

Os portais de notícias e as redes sociais evidenciaram bastante a performance do cantor e ator Jared Leto, que apareceu vestido de gato. Isso porque Karl Lagerfield tinha uma famosa gata chamada “Choupette” (para quem ele teria dedicado parte de sua herança) e esse detalhe também virou inspiração para Jared Leto e outros convidados.

Met Gala 2023
Jared Leto homenageia Choupette, a gatinha de Karl Lagerfeld

A mídia brasileira destacou também a presença da modelo Gisele Bündchen vestindo o look com que foi fotografada pelo próprio Karl Lagerfeld em 2007, além da cantora Anitta.

Met Gala 2023
Gisele Bündchen surgiu a bordo do mesmo look com que foi fotografada pelo próprio Karl Lagerfeld em 2007.
Met Gala 2023
Para o seu terceiro Met Gala consecutivo, Anitta escolheu um look Marc Jacobs, com colar Tiffany & Co.

Arte e moda

Dentre as declarações polêmicas do homenageado Karl Lagerfeld, há também um posicionamento do designer sobre a relação entre a moda e a arte. De acordo com ele, a moda nunca deveria habitar ambientes como museus, mas o Met Gala veio provar que sim, a arte e a moda estão intimamente conectadas e, juntas, podem contar histórias.

Leia também: 6 artistas que inspiraram a moda

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Erica
Erica
1 ano atrás

Cafona e desnecessário.