Joan Miró (1893–1983): Influente pintor, escultor, ceramista e gravurista do século XX, nascido em Barcelona. Seu trabalho é marcado pelo uso de cores primárias, todas fortemente delineadas em preto, com um campo ao redor sombreado, bem como também o tratamento moderno do espaço como uma superfície plana, em vez da tradicional ilusão de profundidade em uma imagem.
René Magritte (1898-1967): Artista belga que se mudou para Paris quando o movimento surrealista já estava em andamento. Ficou conhecido por desafiar as suposições dos espectadores lançando mão de justaposições de objetos familiares, como chapéus-coco, cachimbos e pedras flutuantes. Ele mudava a escala de alguns objetos e brincava com palavras e significados.
André Breton (1896-1966): Médico por formação, André aplicou seus conhecimentos de medicina e psiquiatria no campo da literatura e das artes fundando o Movimento Surrealista.
Meret Oppenheim (1913–1985): Principal figura feminina do movimento surrealista, a artista alemã foi fortemente influenciada pela psicologia junguiana. Além de criar objetos, Oppenheim foi fotógrafa, escultora, designer e pintora.
Salvador Dalí (1904–1989): Artista catalão que adquiriu fama internacional tanto no âmbito de sua arte quanto no de seu comportamento extravagante e irreverente. Trabalhou como pintor, escultor, designer de produtos, cenografia e foi um dos primeiros artistas a se aventurar na indústria cinematográfica. Dalí combinou temas de vanguarda com estilo acadêmico, abrindo caminho para as futuras gerações de artistas.
Max Ernst (1891-1976): Artista alemão que transitou entre o dadaísmo e o surrealismo. Trabalhou com desenho, colagens, recortes, frottage e outras técnicas para obter justaposições e trocadilhos visuais.
View Comments
Muito legal as informações, eu me inspiro muito na obra do Magritte para desenvolver meus conceitos
Parabéns pela matéria! Didática e estimulante. Deu vontade de aprofundar o conhecimento sobre os artistas citados.