Movimentos

Século de Ouro, Partenon e o Período Clássico ateniense


Período Clássico ateniense (c.480 – 323 a.C.)

A vitória sobre os persas em 490 – 479 a.C. estabeleceu Atenas como a mais forte das cidades-estados gregas. Apesar das ameaças externas, ela manteve seu papel cultural de liderança nos séculos seguintes. É durante esse contexto que são lançadas as bases para a formação do Período Clássico ateniense.

Por volta de 450 a.C., o general Péricles consolidou seu poder utilizando o dinheiro público advindo das taxas cobradas a seus aliados da Liga Delos, para financiar os artistas e pensadores de sua cidade-estado.

Acima de tudo, pagou artistas para construírem templos e outros edifícios públicos na cidade. Dessa forma, ele poderia ganhar o apoio do povo distribuindo muitos trabalhos e, ao mesmo tempo, aumentar o prestígio de Atenas, assim como o seu próprio, com a construção de tais obras grandiosas.

Durante esse período, conhecido também como o “Século de Ouro” ou, o “Século de Péricles”, haja vista o enorme desenvolvimento econômico e cultural ateniense, tivemos um processo criativo que não apenas dominaria a arte romana futura, mas também a Europa Renascentista 2.000 anos depois. Tudo isso mesmo com a destruição da maioria das pinturas e esculturas.

Péricles (495/492 a.C. – 429 a.C.)

Artes

Cerâmica

Durante essa época, a arte da cerâmica, e consequentemente, a pintura em vasos, sofreram um declínio progressivo. O motivo exato não é possível saber, mas, a julgar pela falta de inovações, o gênero parece ter se desgastado.

O desenvolvimento criativo final foi a técnica White Ground, que havia sido introduzida por volta do ano 500 a.C. Ao contrário dos estilos de figuras negras ou vermelhas, que se baseavam em tiras de argila para criar figuras, a técnica White Ground empregava tinta e douramento em um fundo de argila branca.

Além dessa única inovação, a cerâmica grega clássica declinou significativamente tanto em qualidade quanto em mérito artístico, e acabou se tornando dependente das escolas helenísticas locais.

Lekythoi — Cerâmica grega em técnica White Ground

Arquitetura

Como a maioria das artes visuais gregas, o design de edifícios alcançou seu apogeu durante o período clássico.

Os dois principais estilos (ou “ordens”) da arquitetura grega, o dórico e o iônico, definiram um padrão universal harmonioso de beleza arquitetônica. Seu destaque era a Acrópole, colina sagrada nos arredores de Atenas.

Além do monumental Partenon (que será melhor explorado abaixo), outros exemplos famosos da arquitetura grega clássica incluem:

  • Templo de Zeus em Olímpia (468 – 456 a.C.);
  • Templo de Hefesto (c.449 a.C.);
  • Templo de Bassae, Arcadia (c.430 a.C.), que continha a primeira capital coríntia;
  • Teatro de Delfos (c.400 a.C.);
  • O Mausoléu de Harnicarnassus, (353 a.C.);
  • O Monumento dos Lisicratos, Atenas (335 a.C.);
  • Templo de Apolo em Delfos (330 a.C.)
Templo de Hefesto

Partenon

O resultado mais notável da campanha pública de Péricles foi o magnífico Partenon, um templo em homenagem à deusa padroeira da cidade, Atena.

Os arquitetos Iktinos e Kallikrates e o escultor Fídias começaram a trabalhar nele em meados do século V a.C. Com sua plataforma de pedra retangular, varandas frontais e traseiras, e filas de colunas, o Partenon era o maior exemplo da arquitetura do templo grego.

Nesse período, as obras arquitetônicas compartilhavam o mesmo padrão:

  • Filas de colunas sustentando um entablamento horizontal (um tipo de moldagem decorativa)
  • Telhado triangular.
  • Em cada extremidade do telhado, acima do entablamento, havia um espaço triangular conhecido como frontão, no qual os escultores retratavam cenas elaboradas.

No Partenon, por exemplo, as esculturas do frontão mostram o nascimento de Atena em uma extremidade e uma batalha entre Atena e Poseidon na outra.

Normalmente, as pessoas da Grécia antiga não adoravam os deuses dentro de seus templos como fazemos hoje.

Em vez disso, o quarto interior (o naos ou o cella) era relativamente pequeno, abrigando apenas uma estátua da divindade que o templo foi construído para homenagear. Adoradores se reuniram do lado de fora, entrando apenas para trazer oferendas à estátua.

Para que as pessoas que estavam no chão pudessem vê-las, essas esculturas de frontão geralmente eram pintadas de cores vivas e estavam dispostas em um sólido fundo azul ou vermelho.

Esta pintura desapareceu com o passar do tempo. Como resultado, as peças de templos clássicos que sobrevivem parecem ter sido feitas apenas de mármore branco.



Escultura

Durante a era Clássica em sua totalidade, houve uma enorme melhoria na habilidade técnica dos escultores gregos em retratar o corpo humano em uma postura naturalista, em vez de rígida.

A anatomia tornou-se mais precisa e, como resultado, as estátuas começaram a parecer muito mais realistas. Além disso, o bronze tornou-se o principal meio de trabalho independente devido à sua capacidade de manter a sua forma, o que permitiu a criação de poses ainda mais naturais.

Estátuas gregas e romanas não eram brancas, saiba por quê.

Os artistas trabalhavam principalmente com mármore, bronze, ocasionalmente madeira, osso e marfim.

A escultura de pedra foi esculpida à mão a partir de um bloco de mármore ou calcário de alta qualidade, usando ferramentas de metal; a de bronze foi considerada superior a anterior; mais cara era a escultura criselefantina, reservada para as principais estátuas de culto. O entalhe de marfim, assim como em madeira, era outro gênero especializado, para trabalhos pessoais de pequena escala.

O Partenon foi um exemplo típico de como os gregos usaram a escultura para decorar e realçar seus edifícios religiosos. Originalmente, suas esculturas se dividiam em três grupos:

  • Nos frontões triangulares em cada extremidade havia grupos autônomos em larga escala contendo numerosas figuras de deuses e cenas mitológicas.
  • Ao longo de ambos os lados foram quase 100 relevos de figuras em dificuldades, incluindo deuses, humanos, centauros e outros.
  • Ao redor de todo o prédio havia outro relevo, com cerca de 150 metros de comprimento, que retratava a Grande Panathenia – um festival religioso de 4 anos em homenagem à Atena.


Apesar de muito danificada, as esculturas do Partenon revelam a suprema habilidade artística de seus criadores. Acima de tudo, eles — assim como muitas outras esculturas gregas clássicas — revelam uma sensação espantosa de movimento, bem como um notável realismo do corpo humano.

Apollo Belvedere (c. 325 a.C.) feita por Leocarés

Pintura

A pintura grega clássica revela uma compreensão linear da perspectiva e da representação naturalista que permaneceria insuperável até a Alta Renascença italiana. Além da pintura em vaso, todos os seus tipos floresceram durante o período Clássico. A forma mais alta era a pintura em painel, feita em encáustica ou tempera. Os assuntos incluíam cenas figurativas, retratos e naturezas-mortas, e exposições — por exemplo, em Atenas e Delphi —. Infelizmente, devido à natureza perecível destes painéis, somados a séculos de saques e vandalismo, não sobreviveu nem um único painel de pintura clássica grega de qualquer qualidade, nem qualquer cópia romana.

A pintura a fresco era um método comum de decoração mural em templos, prédios públicos, casas e túmulos, mas essas obras de arte maiores geralmente tinham uma reputação inferior à das pinturas em painel. O mais célebre exemplo existente de pintura de parede grega é o famoso Túmulo do Mergulhador em Paestum (c.480), uma das muitas decorações tão graves nas colônias gregas na Itália. Outra obra famosa foi criada para a Grande Tumba em Verfina (c.326 aC), cuja fachada foi decorada com uma grande pintura de parede de uma caça ao leão real.

Grande Tumba em Verfina (c.326 a.C.)

A pintura de pedra, terracota e escultura em madeira foi outra técnica especialista dominada por artistas gregos. Esculturas de pedra eram tipicamente pintadas em cores fortes; embora usualmente, apenas as partes da estátua que mostravam roupas, ou cabelos, fossem coloridas, enquanto a pele era deixada na cor da pedra natural, mas na ocasião toda a escultura era pintada. A pintura de escultura era vista como uma arte distinta – um tipo inicial de mídia mista – em vez de meramente um aprimoramento escultural. Além de pintar, a estátua também pode ser adornada com materiais preciosos.

Durante o final do período clássico (400 – 323 a.C.), que viu o florescimento do Império Macedônio sob Filipe II e seu filho Alexandre, o Grande, Atenas continuou a ser o centro cultural dominante da Grécia continental. Este foi o expoente da pintura grega antiga, com artistas como o talentoso e influente Apelles de Kos — pintor oficial de Filipe II e seu filho — acrescentando novas técnicas de destaque, sombreamento e coloração.


Veja mais sobre a Arte Grega


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Fontes

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

2 horas ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

3 horas ago

A sexualidade na obra de Egon Schiele

 Se observarmos o trabalho do pintor austríaco Egon Schiele (1890-1918) há uma poética de sexualidade…

3 horas ago

7 fatos sobre a Bienal de Veneza de 2024

A Bienal de Veneza foi fundada em 1895 e é hoje uma das mais famosas…

4 horas ago

Fórum da ONU inaugura exposição brasileira “Atlântico Vermelho”

Na última terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas inaugurou a exposição "Atlântico Vermelho", com…

1 dia ago

O desenho anamórfico: O que é e aonde é usado?

Um desenho anamórfico é uma imagem deformada que aparece na sua verdadeira forma quando vista…

1 dia ago