Por ser a capital dos Estados Unidos, Washington D. C. concentra um dos maiores números de embaixadas do planeta. Todas elas situam-se em uma área nobre da cidade, chamada Embassy Row.
Com tantos órgãos governamentais, instituições filantrópicas e todo o tipo de negócios ligados a relações internacionais, Washington atrai um número enorme de pessoas dos mais diversos cantos do mundo. Contudo, diferente do caldeirão cultural descontraído de cidades como Nova Iorque e Londres, aqui tudo é limitado pela formalidade.
Essa formalidade está implícita no próprio plano urbanista da cidade, com suas avenidas largas, arborizadas e cheias de monumentos emblemáticos da história norte-americana, além de algumas das instituições mais poderosas da atualidade, como o Capitólio e o Pentágono. Dizem por aqui, e com razão, que D.C. concentra as “canetas” mais importantes do mundo e às vezes uma simples assinatura, feita dentro dos limites dessas instituições, pode mudar o destino de países e regiões inteiras.
Porém, um dia por ano as embaixadas abrem suas portas e convidam as pessoas a conhecerem um pouco de suas culturas e particularidades. Trata-se do evento chamado Passport D.C.
As filas são imensas, já que gente de todo o país vêm à cidade para dar uma volta ao mundo. A sensação é realmente essa, afinal, entrar nos muros de embaixadas de países exóticos e distantes como o Afeganistão, acaba sendo quase uma viagem.
Para mostrar um pouquinho dessa sensação seguem abaixo três vídeos que mostram as gigantescas diferenças culturais entre lugares como o Brasil, o Afeganistão e o mundo islâmico.
Mais um evento imperdível na terra do tio Sam.
Veja também
Flávio Cerqueira: 15 anos de escultura e significados A partir de 7 de dezembro, o…
As galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e Quadra, em São Paulo, apresentam juntas a exposição…
No dia 11 de dezembro, o Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, abre as…
O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro tem o prazer de convidar para…
O Museu da Língua Portuguesa apresenta histórias de vida contadas no formato de literatura de…
O Instituto Tomie Ohtake lança seu novo podcast, A parte pelo todo: uma viagem entre arte,…