Categories: ArteNão categorizado

15 obras que expressam formas de abandonar o corpo

Quem são os artistas?
Os brasileiros Filipe Acácio, Mayra Redin, Paula Scamparini e Steffania Paola, e os argentinos Marcel Gonnet e María Sábato.

O que terá na mostra?
Performances, instalações, documentários, vídeos, desenhos e fotografias.

Onde vai ser?
Blau Projects.

É um bom programa?
Sim, com foco no cenário internacional, a galeria visa diversas linguagens como pintura, fotografia, vídeo, desenho, performance e o tridimensional, a galeria está situada em espaço aberto desde agosto de 2013, desenvolvido para fortalecer o diálogo com o público e artistas. ‘Nossa missão é apoiar e estimular artistas emergentes, além de fomentar a discussão sobre a arte contemporânea’, conta Juliana Blau.

Quando?
23 de julho – Até 20 de agosto

7 termos franceses usados em arte que você precisa saber
Surpreenda-se com a casa do artista Salvador Dalí

A Blau Projects apresenta o primeiro dos dois projetos selecionados pelo #03 C.LAB Mercosul, edital voltado a jovens curadores que está na terceira edição. A curadora cearense Natália Quinderé apresenta a exposição Formas de abandonar o corpo – parte I, com cerca de 15 obras de dois artistas argentinos e quatro brasileiros. Durante a abertura, dia 23, acontecem performances a partir de 13h, dos artistas María Sábato (Lavagem integral) e Filipe Acácio (Nada machuca).

O C.LAB Mercosul é um edital lançado anualmente pela Blau Projects visando a estimular e incentivar a arte contemporânea latino-americana por meio do apoio a jovens curadores em início de carreira. Cada um dos dois projetos selecionados na terceira edição recebeu o aporte financeiro de R$ 15 mil reais para a produção de suas exposições na galeria.

Com curadoria de Natália Quinderé, Formas de abandonar o corpo – parte I apresenta cerca de 15 obras que buscam refletir o que existe de político no amor em performances, instalações, documentários, vídeos, desenhos e fotografias. A exposição investiga uma noção dilatada de práticas amorosas por meio da exposição de trabalhos de seis artistas: os brasileiros Filipe Acácio, Mayra Redin, Paula Scamparini e Steffania Paola, e os argentinos Marcel Gonnet e María Sábato.

Segundo a curadora, “os trabalhos em conjunto possuem múltiplas camadas sobrepostas: o abandono literal do corpo daquele que goza, as escolhas paradoxais dos nossos objetos de desejo, a construção de um espaço de intimidade singular, a memória da família, o fazer loucuras por amor, lembrando que existem aqueles que matam e morrem por ele.”

C.LAB – Residência artística
Além dos dois projetos curatoriais selecionados para exposição, o C.LAB Mercosul, em parceria com o projeto PAC – Prácticas Artísticas Contemporáneas, premiou a curadora Thais Gouveia com uma bolsa para pesquisa, que inclui uma residência em Buenos Aires, onde a jovem curadora terá a oportunidade de aprofundar a sua pesquisa convivendo, por aproximadamente 30 dias, com mais 10 jovens curadores latinos, visitando instituições e atelies de artistas locais.

Os projetos foram avaliados e selecionados por uma comissão independente composta pela venezuelana radicada em Nova Iorque Isabela Villanueva, que atuou como curadora assistente da 30a Bienal internacional de São Paulo, a argentina Gachi Prieto, galerista em Buenos Aires e coordenadora do PAC – Prácticas Artisticas contemporaneas e o cubano naturalizado brasileiro Andrés Hernandez, que já atuou como coordenador executivo do departamento de curadoria do MAM-SP. Os critérios de seleção incluem relevância no panorama da produção artística contemporânea, conexões e intercâmbios entre artistas que vivem e/ou trabalham na América Latina, objetividade, viabilidade, originalidade e ineditismo.

Natália Quinderé
É doutoranda em História e crítica de arte (PPGAV/ EBA/ UFRJ), com uma pesquisa sobre os museus de artista. A assinou a cocuradoria do Jardim de Inverno, ao lado do então diretor da Casa França-Brasil Pablo Léon de La Barra, de agosto a setembro de 2015. Em 2016, ao lado da artista Ana Hupe, desenvolve projeto curatorial de Leituras para mover o centro – exposição de Hupe contemplada com o prêmio CCBB contemporâneo, no Rio de Janeiro.

Sobre o C.LAB
Concebido como projeto independente do programa regular de exposições da Blau Projects, o concurso anual C.LAB seleciona e apoia projetos de curadores e artistas independentes para exposição no espaço da galeria, reforçando seu papel de incubadora e difusora da arte contemporânea. A primeira edição, realizada em 2014, resultou na produção e exibição do dos projetos Ampulheta, do curador Douglas Negrisolli, e (…) pegaríamos as coisas onde elas crescem, pelo meio (…), da curadora Galciani Neves. Em 2015, a segunda edição do C.LAB apresentou como resultado a exposição Na Iminência, da curadora Carolina Soares, e Território, povoação, dos curadores Gabriel Bogossian e Juliana Gontijo.

SERVIÇO
Exposição #03 C.LAB Mercosul
Abertura 23 de julho – Até 20 de agosto
Formas de abandonar o corpo – Parte I, com curadoria de Natália Quinderé
Artistas: Filipe Acácio, Marcel Gonnet, María Sábato, Mayra Redin, Steffania Paola e Paula Scamparini
Performances na abertura:
13h – María Sábato, Lavagem Integral
16h – Filipe Acácio, Nada Machuca
17h – María Sábato, Lavagem Integral
www.blauprojects.com/clab

Blau Projects
Rua Fradique Coutinho, 1464 – Fundos
Vila Madalena | CEP 05416-001
www.blauprojects.com
Telefone (11) 3467-8819 | 3467-8801

Veja também:

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

3 dias ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

3 dias ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

3 dias ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

3 dias ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

3 dias ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

3 dias ago