Elena: um documentário sobre o suicídio


Pensei em começar o título desta indicação com “Documentário brasileiro sobre a vida de uma artista suicida”. O título seria básico mas mesmo assim atrairia os olhares de muitas pessoa, afinal a morte é algo que nos chama atenção. Porém, concluí que estaria mentindo. Elena não é só um documentário sobre uma suicida, longe disso. Elena é realmente uma poesia junto a um relato da vida de uma artista. Não de uma, mas de duas. Elena e sua irmã, Petra Costa (diretora do filme).

Para além das relações de vida e morte, o documentário nos traz as relações de amor, de família e de saudade. Pessoalmente houve uma grande identificação; talvez pelo fato de eu ser artista ou talvez pelo fato de eu ser depressivo, isso pouco importa. O que importa realmente é a beleza com que Petra revive a dolorosa história de sua irmã Elena, uma jovem artista que trabalhou com dança e teatro e foi para NY estudar artes cênicas.

Dentro do processo de mudança para uma cidade como Nova York, a irmã da diretora viveu o sonho e a desilusão. Quando chega na cidade tudo parece ser maravilhoso e excitante, porém, com o tempo, vai percebendo uma carência muito mais profunda dentro deste modo de vida frenético.

Essa carência começa a afetar de forma aguda seus sentimentos e dá luz a um comportamento depressivo que acaba por levar a vida de Elena para um fim trágico e infeliz. Elena se matou. Sua irmã Petra, mais nova, apesar de ser ainda uma criança, já havia construído fortes laços afetivos com Elena e, sua morte, trouxe um grande rompimento sentimental o qual é revisitado neste filme.

Fugindo de um simples documentário biográfico, a diretora expõe de forma sensível assuntos tão delicados (como a depressão, o suicídio e o relacionamento familiar) e concretiza as subjetividades que nunca imaginei poder enxergar. Dei de cara com a tristeza, cumprimentei a solidão e, na mesma sala de cinema, abracei o amor.

Nada do que escrevi acima pode ter sido dito com ampla certeza. O filme é baseado em relações muito pessoais (das irmãs, da mãe, dos conhecidos). Tudo foi pura construção de significados subjetivos meus, o que claramente não pode estar 100% alinhado com as intenções ou sentimentos da autora, porém, a atmosfera, apesar de ser delicada, é muito palpável.

Elena já ganhou diversos prêmios (como de Melhor Documentário pelo júri popular do Festival de Brasília e pelo Festival de Havana) e integra a pré lista do oscar.

Para mais informações, acesso a conteúdos de mídia e textos/notícias sobre o filme, acesse o site: https://streamingmoviesright.com/br/filme/elena/


Título original: Elena
Ano de produção: 2012
País de Produção: Brasil
Direção: Petra Costa
Duração: 82 minutos
Gênero: Documentário
Idioma Original: Português


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago