Categories: Arte no Mundo

Fotografia do finlandês Miemo Penttinen

Miemo Penttinen é um fotógrafo finlandês o qual não consegui muitas informações. Seu site, um portal especialmente bem projetado, reúne, em uma única frase, um pequeno resumo de quem é o artista, mas, nesta, conseguimos apenas as informações mais básicas, como o que Miemo ouve, o que publica em seu twitter, um link para seu instagram e outras informações do tipo.

Além de fotógrafo, Miemo é designer e também um apaixonado por vídeos. Em seu trabalho podemos perceber séries de imagens na qual se observa a experimentação de diversos desenvolvimentos estéticos e aparenta carregar, em alguns trabalhos, uma forte carga pop, e, em contraste, também trabalhos completamente sóbrios e neutros.

Nestas primeiras imagens que uso para ilustrar seu trabalho, Miemo desenvolve composições com prédios os quais relembram um cenário de jogos de video-game. Com essas estruturas coloridas e quase lisérgicas, um novo universo e panorama civil se completa e, nele, uma beleza que mescla o colorido com o opaco da atmosfera urbana. A série chama-se “Honk Kong Facades”, algo como fachadas de Hong Kong.

Nesta outra série de imagens, desta vez com o nome de “Bo Kaap” (uma região da cidade de Cape Town – África do Sul – a qual possui casas com essas vívidas cores), o artista se utiliza da beleza presente nas tintas das paredes e cria estas composições fotográficas que lembram algum tipo de pintura animada de Rotko.

Engraçado que, dentro de seu portfólio, Miemo cria esse contraste muito grande entre as imagens mais saturadas, brilhantes e vivas e estas outras como a de cima que são muito mais delicadas e menos agressivas. A série anterior, por exemplo, chama-se “mons obscurus” (algo como montanhas escuras em latim) e traz retratos de montanhas que se assemelham a desenhos feitos à lapis ou experimentações com carvão.

Nas imagens do fotógrafo, pouca coisa pode ser vista decididamente como algo concreto. As próprias montanhas parecem ser de um universo alternativo e carregam essa visão neutra que está muito distante de nossas paisagens comuns. Para encerrar, deixarei aqui a série “Midsummer night fog in Helsinki” (Nevoeiro de verão em Helsinki), também muito imparcial e monótona.

Para conhecer mais de seu trabalho, acesse o site miemo.net

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

2 dias ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

2 dias ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

2 dias ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

3 dias ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

3 dias ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

3 dias ago