À venda

Fahrenheit 2020

Fahrenheit 2020

Fahrenheit 2020 – O Retorno de Ray Bradbury é uma obra do artista André Braga.

Construção Arquiliterária: Escultura em Mídia Mista.


  • Fahrenheit 2020 - André Braga
  • Fahrenheit 2020 O Retorno de Ray Bradbury - André Braga

Declaração do artista

Se fosse uma data comemorativa, Fahrenheit 2020 – O Retorno de Ray Bradbury teria muito mais a nos dizer do que seu próprio título sugere. É no contexto de pandemia global, tendo como motivação principal o isolamento total do artista, junto com o centenário de vida do escritor homenageado, que surgiu esta obra.

Antes de André Braga trazer a público seu trabalho, não havia uma arte que misturasse de maneira tão estranha e diferente a arquitetura e a literatura como uma nova forma de expressão visual. É pela história que conta, através de suas edificações repletas de letras, que descobrimos todo o universo narrativo de Fahrenheit 451 e Prazer em Queimar, textos que deram ao autor Ray Bradbury um lugar de prestígio na literatura universal.

Afinal, cada centímetro quadrado desta estrutura arquitetônica preenchida com palavras traz ao mesmo tempo uma invenção e uma semelhança com os livros que descreve. Nela encontramos todos os elementos distópicos inspirados no famoso romance e em seus contos. A alienação das personagens diante das telas. O desprezo das pessoas pelos livros.

É por meio de uma infinidade de frases como Vende-se Apartamento sem Literatura, Proibido Pensar Diferente, Propriedade Particular – Leitura Proibida, que experimentamos toda a atmosfera de um mundo em que o conhecimento é repreendido na sua forma mais marcante e final.

André Braga

André Braga artista

Graduado em História pela UNIPAR – Universidade Paranaense, André Braga dedica-se desde 2019 à construção de maquetes arquitetônicas estilizadas.

Sua pesquisa parte da literatura, na qual estuda obras de diferentes autores, criando a partir de um trabalho artesanal, pequenos cenários que contam histórias, transformando o livro em uma experiência tridimensional. Utilizando o termo “arquiliteratura” para definir seu trabalho, o artista nos apresenta a partir da reunião de palavras, estruturas arquitetônicas e objetos, sua maneira de ler o mundo.

Vem participando de inúmeras mostras coletivas em museus e galerias de arte, nas quais se destacam:
Arte Agora – Exposição Internacional de Arte Contemporânea – Cascavel – PR, 26° Salão de Artes de Vinhedo – SP – Prêmio Honorífico, 5º Panorama das Artes Visuais de Cascavel – PR, Panorama das Artes Visuais BP3 – Museu Histórico Willy Barth – Toledo – PR, 11a Expo Arte – Galeria Vanzak – SP.