Opinião

Coringa, um impacto na história do cinema

Entenda as diferentes atuações que retrataram esse incrível vilão.

Por Equipe Editorial - outubro 18, 2019
79 0
Pinterest LinkedIn

Entrou em cartaz no Brasil e no mundo o filme Coringa, dirigido por Todd Philips. Com o ator Joaquin Phoenix em estonteante atuação no papel do personagem, o filme surpreendeu vencendo o Leão de Ouro, principal premio de melhor filme do festival de Veneza.

Finalmente o mais famoso vilão dos quadrinhos e do cinema junto a Darth Vader, o grande vilão da saga Guerra nas Estrelas, ganha um filme onde ele é protagonista.


Mesmo nos filmes do Batman, o domínio era o Coringa

As duas últimas grandes superproduções para o cinema do Batman que tiveram o Coringa como Vilão foram: “Batman” (1989), dirigido por Tim Burton, onde nada menos do que Jack Nicholson interpretou o papel, e  “The Dark Knight (2008), dirigido por Christopher Nolan, com a extraordinária atuação de Heath Ledger, que lhe valeu o Oscar de melhor ator coadjuvante póstumo.

Quem dominava e era usado como referência dos filmes pelo público era o Coringa. Provavelmente, se fosse realizada uma pesquisa, a maioria se lembraria dos nomes dos atores que interpretaram o Coringa, e não os do Batman.

Lista dos atores que interpretaram o Coringa


Coringas diferentes

O Coringa de Jack Nicholson era lúdico, louco, canastrão e não tão violento, inspirado na primeira leva dos quadrinhos e na famosa série do Batman para TV nos anos 60. Num filme totalmente focado no entretenimento infanto-juvenil puro e simples.

Heath Ledger interpretou um Coringa fascinante, inteligente, carismático, louco e violento, e também exclusivo, já que o filme era inspirado nos quadrinhos da série do Batman de 1986 de Frank Miller denominada “O Cavaleiro das Trevas”.

Além disso, o Coringa do filme teve uma personificação própria do ator com um resultado fascinante, que, em suas entrelinhas, critica o mundo global.

Por sua vez, com Joaquin Phoenix o personagem é melancólico, depressivo, oprimido pela sociedade e problemático na psicopatia, o que causa pena na audiência. Dramático, desconfortável, este não é um filme de super-herói, mas a história de um cidadão com problemas mentais que se intensificam na opressão da sociedade. O filme é um pontapé no estomago de todos nós e uma crítica a sociedade atual, sua censura ficou para maiores de 16 anos.

Joaquin-Phoenix Coringa
Joaquin Phoenix – Coringa

Quando assisti em 2008 ao filme com Heath Ledger no papel do Coringa, saí do cinema desejando que fosse feito um filme onde ele fosse o grande protagonista. Um filme épico e grandioso para ser visto na grande tela do cinema, que seria bem diferente deste com Joaquin Phoenix.

Foi uma grande perda Ledger ter falecido tão jovem aos 28 anos, no ano seguinte de sua atuação.

Mas, o Coringa com Joaquin Phoenix é um filme muito bom que merece ser visto. Ele é um sério candidato ao Oscar 2020.

Até a próxima.

Sylus Augusto | Cinéfilo, escritor de contos de fantasia [email protected]

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de