Categories: Opinião

Paixão pela Pátria – 4 de Julho – Dia da Independência

Todos os anos, no dia 04 de julho, os Estados Unidos comemoram em grande estilo o seu feriado nacional mais esperado. Nem Natal, nem Páscoa, nem Ano-Novo, nada disso se iguala ao feriado que celebra a Declaração de Independência de 1776, ano em que treze colônias norte-americanas se separaram formalmente do Império Britânico.

Os preparativos já começam algumas semanas antes, onde bandeiras do país são colocadas em quase todos os lugares e casas. É um dos únicos momentos do ano em que as diferenças políticas, ideológicas e religiosas são colocadas à parte e o assunto que move e emociona a todos é o sentimento de nacionalidade americana.

Para mim, como brasileira, é interessante notar como a paixão à Pátria vem antes de qualquer coisa na cultura desse país.

Por todas as cidades – de pequenos vilarejos no meio-oeste às grandes metrópoles das costas – são preparados desfiles, festivais e claro, a famosa queima de fogos.

Em Washington DC, isso é particularmente interessante, com fortes esquemas de segurança armados para receber os milhares de visitantes que chegam à capital do país.

Em casas de famílias e amigos também são organizadas festas com direito à fogos de artifício e é comum ver pelas ruas pessoas com cabelos pintados de azul e branco, unhas decoradas com a bandeira americana e todo o tipo de vestuário patriótico.

Não tenho conhecimento para traçar comparações com outros países ao redor do mundo, mas dentre os poucos que conheço, os Estados Unidos são disparadamente os mais fanáticos pela sua pátria, haja visto que nada é capaz de superar em importância a celebração do dia em deixaram de ser uma colônia inglesa para tornarem-se os Estados Unidos da América! Happy 4th July!

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Gabriela Albuquerque

Com formação em Letras e Crítica e Curadoria de Artes, Gabriela é daquelas pessoas que caminha pelo mundo prestando atenção em linhas, formas, cores e sons. Atualmente mora na capital dos EUA , Washington DC, de onde irá compartilhar impressões e descobertas dentro desse universo incrível que só a arte proporciona.

Recent Posts

Galeria 18 abre duas individuais, de James Rowland e Ricardo Sanchez, em maio

A Galeria 18 abrirá ao público, simultaneamente, no dia 15 de maio, as mostras individuais…

2 horas ago

Mona Lisa pode ganhar sala própria no Museu do Louvre

A Mona Lisa de Leonardo da Vinci, o retrato mais famoso do mundo, pode ganhar…

22 horas ago

Galeria Alma da Rua I apresenta nova exposição de Elvis Mourão

Galeria Alma da Rua I apresenta nova exposição “Janelas”, de Elvis Mourão a partir do…

22 horas ago

Pinacoteca apresenta J. Cunha: Corpo tropical

A Pinacoteca apresenta uma retrospectiva de J. Cunha (Salvador, 1948), a maior já realizada em…

1 dia ago

Arte africana: Um guia sobre os diferentes tipos e grupos

Arte africana, as artes visuais da África nativa, particularmente da África Subsaariana, incluindo mídias como…

1 dia ago

10 dicas de como precificar a sua arte

Uma das questões mais comuns que os artistas perguntam é como precificar a própria arte.…

1 dia ago